Show - Um violão para o maestro

O violonista e compositor Rafael Guerreiro faz hoje, às 19 horas, no Sesc Boulevard, um show dedicado ao maestro Waldemar Henrique. O artista busca mostrar a versatilidade das canções do maestro paraense em arranjos exclusivos para violão e guitarra. Waldemar Henrique pouco escreveu para o violão, mas o violonista e arranjador Rafael Guerreiro buscou criar arranjos para esse instrumento, explorando suas possibilidades rítmicas e timbrísticas tendo como acompanhamento os instrumentos de percussão e contrabaixo acústico e elétrico. A entrada é gratuita.
Canções consideradas “standards” da música paraense, como “Uirapuru” e “Tamba-Tajá” ganham arranjos que mesclam as sonoridades contemporâneas do jazz, reggae e tecno com ritmos amazônicos e latinos.
Rafael Guerrreiro também atua na rede pública de ensino como arte educador. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará e também no curso técnico da Escola de Música da UFPA. O músico está finalizando a gravação de seu primeiro EP, intitulado “Zimbado”. Fruto de suas experimentações, o trabalho propõe uma fusão da musica instrumental amazônica e latina com a linguagem universal do jazz.
Em parceria com o Eupatrocino, iniciativa que visa divulgar projetos para a captação de recursos, por meio do financiamento colaborativo, Rafael buscou esta forma de patrocínio para dar vazão ao seu projeto artístico.