Vozes celebram a Páscoa

Após dois anos ausente de eventos, o Coro Carlos Gomes, grupo artístico da Fundação Carlos Gomes, retoma a agenda anual de apresentações com a realização do concerto sacro em comemoração à Páscoa. A programação acontece hoje, dia 2, às 20 horas, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém. Um dos destaques do concerto será a participação da maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, que regerá o Coro do qual foi fundadora na década de 1990. Maria Antônia ficou afastada dois anos do grupo por ter assumido, entre 2013 e 2014, a regência e direção artística do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, no Paraná.
A maestrina conta que foi com este concerto que o Coro se tornou conhecido do público e também da crítica paraense. “Este ano o Coro completa 20 anos de uma carreira bem sucedida, e volta com um elenco renovado em 80%”, antecipa. Assim que retornou ao Instituto Estadual Carlos Gomes, Maria Antonia Jimenez promoveu uma audição seletiva para selecionar novos cantores para o grupo. “Os 19 coralistas são cantores, instrumentistas, alunos e professores do IECG e irão se apresentar pela primeira vez com essa nova formação”, afirma a regente.
A primeira parte do repertório é composto pela “Missa Brevis” (G.P. da Palestrina) e a segunda parte abre espaço para a interpretação de motetos e salmos (tipos de música sacra) de diversos compositores renascentistas e barrocos como T. Tallis, José maurício Nunes Garcia, Antonio Lotti e William Byrd. O coro fará, ainda, a primeira audição em Belém do salmo “Miserere Mei Deus”, de Gregorio Allegri, compositor italiano do século 16.
O retorno do Coro Carlos Gomes e da maestrina Maria Antonia Jimenez marca um momento especial para a Fundação Carlos Gomes, que em junho deste ano integrará as comemorações pelos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, a terceira mais antiga instituição de ensino da música no país. Criado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, o Coro é formado por estudantes e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O Coro tem repertório eclético, que abrange todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e também música popular, folclórica e contemporânea. O grupo dissemina a música coral erudita e brasileira e em quase 20 anos de existência, acumulou várias premiações internacionais.
 Serviço
Concerto Sacro com o Coro Carlos Gomes.
    Hoje, dia 2, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre (Pça. Frei Caetano Brandão, s/n) - Cidade Velha. Entrada franca.