Belém participa da Maratona Global Game Jam


O desenvolvimento de jogos envolve desde conhecimentos técnicos em computação até outros saberes como física, história e literatura, dependendo do que se quer criar. Este complexo processo deverá ser concluído em apenas 48h pelos participantes da Global Game Jam (GGJ). A maratona ocorre a partir desta sexta-feira, dia 31, ao dia 2 de fevereiro em centenas de cidades pelo mundo. Em Belém, o evento será na Estácio Nazaré com inscrições gratuitas.
O objetivo principal da GGJ é a união entre diversão e interação. “O ambiente de desenvolvimento dos games tem muita colaboração: não há competição, mas uma soma de conhecimentos e criatividade dos participantes envolvidos”, ressalta o professor Elinaldo Azevedo, um dos organizadores do evento em Belém e coordenador do curso de Tecnólogo em Jogos Digitais da Estácio.
O termo “Jam” tem origem na música, onde o encontro de músicos para ensaios livres são usualmente conhecidos como “Jam Sessions”. Muitas das músicas mais conhecidas do mundo e riffs que marcaram gerações nasceram em Jam Sessions. Seguindo o mesmo espírito, vários jogos incrivelmente bem-sucedidos foram originalmente concebidos em uma Game Jam.
O primeiro Global Game Jam foi realizado em 2009, em 53 locais no mundo todo. Essa primeira edição contou com 1650 participantes, criando 370 jogos. Na sua última edição, em 2019, foram criados mais de nove mil jogos sobre o tema “What home means to you” (O que o lar significa pra você), por aproximadamente 47 mil desenvolvedores e criadores.
A GGJ acontece simultaneamente em diversos locais do mundo, com o mesmo tema de criação anunciado para todos os participantes. Uma das sedes do evento em Belém é a unidade da Estácio na avenida Governador José Malcher. Todos tipo de jogos digitais como de tabuleiro, RPG, trading cards e os jogos ao ar livre estão liberados. O evento é acompanhado pelas principais desenvolvedoras de games do mundo.
“Os jogos criados serão apresentados para o público presente e neste ano vamos fazer diferente, com a participação de uma banca externa analisando os projetos, uma forma de estimular o mercado local para absorver as ideias e/ ou os desenvolvedores”, adianta Elinaldo.
A abertura será às 17h desta sexta, 31, quando serão passadas informações gerais. Logo em seguida será divulgado o tema do evento. Todos os jogos devem ser feitos segundo este tema. Em seguida, os participantes têm até o domingo (2 de fevereiro), às 20h, para produzir um protótipo de jogo e enviá-lo para o site da Global Game Jam.
Agende-se:
Global Game Jam 2020 - Belém
Local: 
Estácio Nazaré – Avenida Governador José Malcher, nº 1148, bairro Nazaré
Inscrições limitadas e gratuitas: https://www.sympla.com.br/global-game-jam-2020-estacio__743916
Horários:  Início:dia 31/01 – 17h / Fim: Domingo dia 2/02 – 20h


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário