Centur tem uma semana de festa para a arte dos quadrinhos


A partir desta segunda-feira, 27, até o dia 31 de janeiro, a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe a 6ª Semana do Quadrinho Nacional. Palestras, workshops, concursos de quadrinhos e a já tradicional feira de expositores Beco dos Artistas são algumas das atrações da semana.
Entre as atividades da programação, também estão previstos lançamentos de HQs, desenhos ao vivo, sessão de autógrafos e exposições. A programação, que trata-se de uma comemoração estendida do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro, será no 3º andar do prédio-sede da FCP (Centur), pelo turno da tarde, com entrada franca.
Ao longo dos seis anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados em palestras e bate-papos. Segundo Andrei Miralha, coordenador da programação, a iniciativa traz um diferencial a cada edição. "Nesse ano, além desses workshops, palestras, a gente tá ocupando o térreo do Centur com a Feira do Quadrinho e Beco dos Artistas. No último dia do evento, também vai ter uma culminância, das 16h30 até 20h30, com música, pessoal desenhando", explica.
O organizador explica que o Beco dos Artistas - que ocorre na sexta-feira, 31, a partir das 16h30 - é formado essencialmente por autores paraenses. Já a Feira de Quadrinhos é um espaço em que há venda e troca de edições variadas, não somente produzidas na região. "No beco dos artistas, só participam os autores. Já na Feira do Quadrinho têm autores mas também a galera que tem quadrinho e vende, que não são necessariamente autorais mas que vão estar comercializando. É um espaço de venda", explica.
Enquanto os workshops para crianças e jovens - gratuitos e sem necessidade de inscrição - ocorrem das 15h às 17h, as palestras estão marcadas para ocorrer às 18h30, até quinta-feira. "Nas palestras vamos falar de produção de quadrinho, tanto aqui no Pará como no Brasil e falar dessa cena atual, falar um pouco do histórico também. Inclusive a nossa exposição é sobre o histórico paraense nos quadrinhos", detalha Miralha.
Criada em 2013, o evento celebra a data celebra o aniversário de publicação de "As Aventuras de Nhô Quin" ou "Impressões de uma Viagem à Corte" (1869), de Ângelo Agostini - italiano que firmou carreira no Brasil. Para Miralha, a programação já consolidou-se em Belém e é importante por incentivar a produção e consumo local dos quadrinhos. "O legal é que a Semana do Quadrinho não vai pra um lado de filme, games. É um evento essencialmente de quadrinhos. Já é um evento consolidado aqui, as pessoas já esperam. Além disso, as pessoas e os coletivos de quadrinhos também participam da construção dessa programação", conclui.
A programação completa está disponível no portal da FCP. 
Agende-se
6ª Semana do Quadrinho Nacional
Data: de hoje, 27, até 31 de janeiro
Fundação Cultural do Pará (3º andar) - Av. Gentil Bitencourt, 650
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário