Rede Globo encerra contrato com Aguinaldo Silva após 40 anos de trabalho


Uma relação de mais 40 anos teve seu fim anunciado melancolicamente nesta quinta-feira, 2, por meio de um comunicado suscinto, quase lacônico, considerando de onde veio. A Rede Globo divulgou nota hoje confirmando que o autor de novelas Aguinaldo Silva não teve seu contrato renovado após quatro décadas de serviços prestados à Vênus platinada e mais de 20 trabalhos produzidos para a casa. 
Sem nenhuma obra prevista para os próximos anos, Aguinaldo Silva entrou em rota de colisão com a Globo no início de 2019, ao recusar fazer mudanças sugeridas para a última novela das nove produzida para a emissora. Após um grupo de discussão apontar problemas na obra, como um casal sem química e falta de conexão com a realidade, o novelista bateu o pé em manter o que estava previsto.
Conflitos internos, nos bastidores, contribuíram para complicar ainda mais a situação. Por outro lado, Aguinaldo optou por resgatar o realismo fantástico, que fez sucesso nos 1980 e 1990, ele precisava explicar melhor os propósitos do seu enredo.
Muita gente não entendeu a importância de manter a fonte de água mágica em segredo. Nem por que sete pessoas foram escolhidas para se tornarem guardiões ou ainda os motivos pelos quais os líderes da irmandade não podiam se casar e eram castigados. O público não embarcou na história.
Desde Avenida Brasil (2012), existe uma tendência chamada de "serialização" das novelas. São problemas criados na história e que se resolvem em um curto espaço de tempo, assim como acontece nas séries.
Para fisgar o público, que vive em uma era de velocidade, isso tem de acontecer também na ficção. Em seu primeiro mês, O Sétimo Guardião não apresentou essa conexão com os dias atuais. O telespectador é ansioso, não quer esperar meses para descobrir o que pode estar por trás de uma determinada ação.
O problema se repete novamente em Amor de Mãe, uma novela que está desabando na audiência e não repercute: não está na boca do povo. Mistério não é ruim, mas não pode ser tão enrolado.
Em O Outro Lado do Paraíso, o foco era a vingança da Clara. Dentro do plano maior da mocinha, vários outros acertos de conta se abriam e se fechavam rapidamente. Walcyr Carrasco teve problemas no começo da história, mas foi habilidoso e rápido em consertar o que não estava funcionando. Por isso, o novelista já furou a fila do horário nobre e está bem cotado com a direção da emissora. 

Confira o comunicado na íntegra sobre a demissão de Aguinaldo Silva: 

"Sem nova obra prevista, a Globo decidiu não renovar o contrato com o autor Aguinaldo Silva.  Ao longo dos mais de 40 anos dessa parceria de sucesso, foram mais de 20 trabalhos em conjunto, entre os quais ‘Império’, que ganhou o Emmy Internacional de Melhor Novela em 2014."

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto  e Foto)

Nenhum comentário