Cultura do mel em Almeirim e Santarém chega à telinha



Os municípios paraenses de Almeirim e Santarém serão alguns dos protagonistas em um episódio da série “Sementes do Amanhã”, do canal Futura. O nono episódio tem como tema a cultura do mel e a vida das abelhas nativas, e vai ao ar na próxima terça-feira, 7, às 23h15.
Com 13 episódios que mostram um panorama geral de cada item nas comunidades onde são produzidos, a série apresentada por Nanda Barreto investiga a origem da extinção e guia o telespectador na descoberta da biodiversidade brasileira. Com isso, pretende provocar a conscientização das pessoas e buscar caminhos para a preservação das culturas alimentares e humanas, numa perspectiva de sustentabilidade.
Desta vez a série vai mostrar os animais que correm risco de extinção, assim como muitos alimentos também e esta série documental tem o objetivo de resgatar a história dessas espécies alimentícias brasileiras, por meio de um olhar contemporâneo, mostrando a teia de relações humanas e ambientais que há por trás da   sua cadeia produtiva. As filmagens de “Sementes do Amanhã” foram realizadas de outubro de 2018 a junho de 2019, percorrendo diversas cidades brasileiras nas cinco regiões do País.
O episódio sobre o mel foi rodado em Riozinho (RS), Almeirim e Santarém (PA). No Pará, Nanda Barreto conheceu o projeto de preservação ambiental Peabiru, quem tem o objetivo de fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas nativas em comunidades tradicionais da Amazônia. As exibições no Canal Futura são sempre às terças-feiras, às 23h15, com reprises às quartas-feiras às 17h, sextas às 03h, sábados às 09h e segundas às 10h30.
Os episódios já exibidos na TV também estão disponíveis em streaming no Futura Play, para serem assistidos a qualquer hora. “Sementes do Amanhã” é uma realização da Okna Produções e da TerraMar. A equipe de campo é composta por Nanda Barreto (apresentadora), Alan Mendonça (diretor e roteirista), Marcelo Curia (cinegrafista e fotógrafo), Anderson Astor (diretor de produção), Lara Ely (pesquisa) e Raysa Fisch (captação de som). Ainda no time estão Aleteia Selonk e Marlise Aude, responsáveis pela produção executiva, Veco Marques (trilha sonora), Roberto Coutinho (som) e Jonatas Rubert (montagem).
Sinopse
Sementes do Amanhã é uma série documental de 13 episódios de 26 minutos que vai retratar os alimentos brasileiros que estão ameaçados de extinção. Os programas tem como objetivo esclarecer o problema da extinção de espécies no Brasil, as causas, as consequências, a relação com os biomas, o impacto econômico e social, a urgência do tema e a necessidade de ações para evitar que estes alimentos sejam extintos.
Em contraponto a essa situação, o programa vai apresentar uma visão otimista de futuro, fundamentada na ação das comunidades, organizações sociais, empresas e órgãos governamentais como agentes transformadores, capazes de enfrentar a ameaça de extinção através de práticas sustentáveis e atitudes pedagógicas, que formam novas gerações engajadas com a questão ambiental. Através de um diálogo entre meio ambiente, sociedade e cultura, a série Sementes do Amanhã será também uma viagem ao Brasil, conectando o espectador com histórias, lugares e espécies que inspiram as pessoas a lutar pela preservação. 

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto  e Foto)

Nenhum comentário