Sábado de carimbó com Caruana e Íris da Selva


Uma noite genuinamente paraense e embalada pelo carimbó; esse vai ser o tom da festa com shows do Conjunto Caruana e Íris da Selva, neste sábado, 11, no Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Marco). O evento inicia às 21h, com ingressos a R$ 10.
O Conjunto Caruana, que nasceu nas rodas de carimbó das ruas de Belém, abre seus trabalhos deste novo ano no sábado. Esta também será a primeira vez do grupo no Espaço Cultural Apoena. A noite abre com show de Íris da Selva, que leva os batuques encantados ao palco.
Nascida na Vila de Icoaraci, a cantora e compositora Íris da Selva, 23, começou seu trabalho tocando violão aos 13 anos. Suas canções trazem uma sonoridade que vem da cultura popular, com letras voltadas para o cotidiano, imersas na poética contida na paisagem ao seu redor.
Em seu novo formato de apresentação, Íris divide o palco com os artistas Borblue, Ka Díaz, Elton Santos e Lucas de Freitas. Cada um desenvolve seu próprio trabalho autoral em composições musicais, performance e poesia.
Com seu nome trazido das tradições caboclas da Ilha do Marajó, o Conjunto Caruana vem aportando seus curimbós e percussão há pouco mais de dois anos. O grupo está incluído atualmente em um movimento chamado “carimbó urbano”; trazendo ainda a música progressiva, dentro da vivência e identidade paraense e da música ancestral da Amazônia; resultando em uma experiência musical a qual chamam de "Amazônia prog”.
O estilo pode ser definido como um pulso novo de uma estética que bebe na fonte das raízes pau e cordistas, de ritmos populares amazônicos e une os tambores de batuque à arranjos inusitados, criando assim uma atmosfera mística e dançante que encanta os ouvidos e não deixa o corpo parado.
No show deste sábado, O Caruana leva a combinação de 3 curimbós de diferentes afinações, assim como djembe, alfaia, maracas, caxixi, afoxé, matraca, agogô, queixada e ganzá se farão presentes, tocados pelos percussionistas Cobra Norato, Lucas Miranda e Loba Rodrigues. O Banjo e o  Contrabaixo são tocados pelo Matheus Leão; Saxofones e Flautas pelo Marcos Sarrazin, e o violão por Rafael Du Vale, que é o vocalista principal do grupo. 
Além de celebrar o novo ano para os artistas, o show da Noite de Carimbó terá sua renda revertida para o enxoval do primeiro filho do vocalista do Conjunto Caruana, Rafael Du Vale, marcando assim um momento de celebração a tudo o que é novo e bem-vindo.

Agende-se
Noite de Carimbó com Íris da Selva e Conjunto Caruana
Sábado (11), às 21h;
Local: Espaço Cultural Apoena (Avenida Duque de Caxias, 450)
Ingressos: R$ 10

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário