Casarão do Boneco realiza Colônia de Férias para crianças


O Casarão do Boneco abre inscrições para a Colônia de Férias 2020, com oficinas de artes visuais, teatro, percussão e costura para crianças. As oficinas irão ocorrer entre a segunda-feira (6) e a sexta-feira (10), e a culminância da programação com a apresentação do resultado das oficinas será no sábado (11), às 16 horas, com acesso público gratuito. As atividades serão voltadas a crianças com idade entre seis e 12 anos.
Esta será a terceira edição da Colônia de Férias do Casarão do Boneco, que ocorreu anteriormente em janeiro e julho de 2019. "Em razão do público que atendemos na Casa, que é infanto-juvenil, natural que a as pessoas procurem por esse tipo de atividade durante as férias escolares", diz Leonel Ferreira, um dos residentes do espaço, que vai ministrar a oficina de Teatro Infantil.
O Casarão do Boneco é um espaço colaborativo mantido por artistas de várias modalidades, como teatro, performance, dança, circo e artes visuais, que objetiva proporcionar de proporcionar o acesso aos bens de cultura produzidos no casarão e por diversos grupos da cidade de belém. O espaço é mantido pelos grupos InBust Teatro com Bonecos, Projeto Vertigem, Cia de Teatro Madalenas, Sorteio de Contos, Vida de Circo, Del'Arte e Produtores Criativos.
As crianças poderão optar pelas oficinas que acontecerão no turno da manhã, das 9h às 12h15, ou da tarde, das 15h às 18h15. Pela manhã, as oficinas serão de Artes Visuais e Percussão Infantil. Na primeira, que será das 9h às 10h30, a artista visual, designer e fotógrafa DJ Victória Rapsódia vai trabalhar dinâmicas de experimentação visual com desenho, pintura, colagem e câmara escura (princípio da fotografia). "Vamos vivenciar processos de criação nas artes visuais de forma lúdica", detalha as oficineira. "As crianças irão trabalhar a profundidade, a técnica de colagem, a composição da harmonia e, no final, haverá uma exposição do dos trabalhados realizados por elas", completa Leonel.
Já a Percussão Infantil será com Lucas Alberto, das 10h45 às 12h15. Ele vai ensinar, a partir de jogos percussivos e dançantes, a expressão individual junto ao coletivo. "O hábito de tocar e dançar é comum na infância, sendo a prática musical aliada do desenvolvimento motor, mental e sensível, ajudando no amadurecimento corpóreo-intelectual do infante", explica o professor. Lucas é brincante de coco e também  ator, contador de história, dramaturgo e brincante de capoeira. "No Casarão trabalhamos com música regional, priorizando a nossa musicalidade, como o carimbó, com o uso do atabaque, caixa, pandeiro, xeque-xeque e outros", acrescenta Leonel.
Já quem optar pelo turno da tarde, terá aulas de Costura Criativa e Teatro Infantil. Na primeira, das 15h às 16h30, a figurinista Nannã Falcão, que também é atriz e contadora de história, vai ensinar a customizar roupas, produzir chaveiros, bordados, estandartes decorativos e fuxicos. "As crianças poderão fazer várias peças criadas com as próprias mãos! É uma vivência para ambos os gêneros", detalha a professora. O ensino da costura para crianças já vem acontecendo no Casarão.
Enquanto Leonel vai ensinar Teatro Infantil, das 16h45 às 18h15, a partir da improvisação teatral, jogo coletivo, encenação de cenas curtas e montagem coletiva para exibição pública. "A oficina propõe desenvolver a expressão pessoal e física através de brincadeiras teatrais mediadas pelo instrutor", explica. Uma performance teatral será montada a partir de um tema surpresa, na qual serão empregados recursos de teatro de bonecos e de contação de histórias. Ele é ator, diretor de teatro e contador de histórias e professor de teatro.
Agende-se:
Colônia de Férias de Casarão de Boneco
Dias: De 06 a 11 de janeiro
Horários: manhã (09h às 12h15) ou tarde (15h às 18h15)
Local: Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815, Cidade Velha)
Inscrições a R$ 150 por turno escolhido
Informações: (91) 98938-1985 e 99175-3114

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto  e Foto)

Nenhum comentário