EXCLUSIVO - Dira Paes: “A cena cultural forte faz com que a gente tenha uma identidade regional”




Amor e admiração por Belém é o que sente a atriz paraense Dira Paes. Embora a vivência, o contato e a presença não sejam permanentes. Dira se orgulha da capital e deseja que as pessoas tenham mais respeito e consciência da importância cultural de Belém para o país.
Dira que está prestes a retornar à telinha na nova novela das sete da Globo/TV Liberal, "Verão 90", confidencia que as lembranças mais fortes que têm da cidade são as da infância. "As brincadeiras na rua, o banho de chuva, o cheiro da chuva, as brincadeiras no colégio, sabores dos sorvetes, banhos de rio... Tudo isso está na minha memória e, cada vez que eu sinto esses cheiros, essas lembranças vêm com o maior amor ao meu coração", diz a atriz encantada.
O Círio de Nazaré é um momento de reflexão e renovação para Dira. Ela percebe que as pessoas se propõem a uma nova maneira de viver, uma nova maneira de olhar para o outro, ter mais calma, generosidade e renovar os votos com a família de amor, carinho e solidariedade. "O Círio de Nazaré faz com que a gente também renove as esperanças e essa união do povo em torno do amor é um sinal de que há esperança", completa.Para a cidade que faz 403 anos, Dira Paes deseja melhorias para a cidade. "Eu desejo que nesses 403 anos a gente consiga, cada vez mais, a cada momento, melhorar o que a cidade precisa, ter um valor dado, não só reconhecido pelo governo, mas pelos próprios habitantes, que a gente consiga fazer com que essa cidade tenha o tratamento que ela mereça e que possa ser cada vez mais a cidade morena das mangueiras".A atriz conta que vem frequentemente à Belém e as impressões boas são maiores do que as ruins. "A cena cultural forte faz com que a gente tenha uma identidade regional, um traço único tanto na gastronomia como na música, na dança, no teatro, no cinema e nas artes plásticas. Nós temos uma força muito grande, nós temos uma identidade cultural e isso eu acho que é o grande charme de Belém", pontua Dira Paes. No contraponto, Belém é uma cidade que sofre as mazelas da dificuldade que os governos têm em viabilizar uma igualdade social, isso faz com que as pessoas estejam aterrorizadas pela violência.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário