Profissões relacionadas ao desenvolvimento de games têm sido mais procuradas por jovens





As profissões relacionadas ao desenvolvimento de games têm sido bastante procuradas por jovens e adultos. O crescimento do mercado de games no mundo e a boa repercussão dos jogos brasileiros tem gerado um aumento da demanda por cursos profissionalizantes. O Brasil representa hoje o primeiro país entre os latino-americanos no mercado de games com a expectativa de contabilizar mais de US$ 1,6 bilhão em negócios em 2018. A projeção de crescimento para o setor é de 13,6% para os próximos cinco anos.
Este crescimento também tem se refletido no Estado do Pará em cursos e no crescimento do mercado. Segundo um dos administradores do grupo de desenvolvedores do Game Devs Pará, Khelson Farias, o mercado paraense de games vai crescer com as empresas locais utilizando mais os profissionais da terra para criar jogos que chamem a atenção para os seus negócios.
"O que a gente tem de perspectiva é que grandes nomes vão se solidificar e vão formar apropriadamente as empresas. Eles vão ter um renome no mercado", adianta. "Se derrubou uma grande muralha porque as empresas paraenses não viam como investimento fazer um jogo, hoje elas estão vendo isso. Elas viram a repercussão de jogos como o 'Pega o Beco' e logo começaram a querer implementar um jogo da sua empresa", garante.
Para outro organizador do Game Devs Pa, Ivo Barbosa, uma das dificuldades é que os próprios desenvolvedores precisam se profissionalizar mais na área de gestão de negócios. "O desenvolvedores de games se vendem muito mal, no Brasil todo é assim. Cabe às comunidades e aos investidores inverter isso. Criar uma atenção", falou.
Desenvolvedores de games tem se unido e profissionalizado negócios para atender mercado.Desenvolvedores de games tem se unido e profissionalizado negócios para atender mercado. (Fábio Costa / O Liberal)
Em Belém, uma escola de efeitos visuais e games inaugurou a segunda unidade neste ano. De acordo com a gerente geral da unidade de Belém, Sharon Silva, alunos de várias partes do Estado tem se inscrito nos cursos. "O mercado está bem aquecido em expansão. Enquanto tem muitas empresas fechando, nós estamos abrindo. Este mercado é segmentado, mesmo assim o Brasil é o quarto país que mais consome games, e é um dos poucos países subdesenvolvidos, mas não é tão divulgado", conta.
A franquia pretende abrir em todo o país mais 15 unidades até o meio deste ano. Esta procura é também de adultos que buscam uma nova profissão ou buscam se atualizar. O gerente comercial da franquia Leonardo Berardi contabiliza que 50% dos alunos estão acima dos 30 anos. "Hoje esta é uma área que gera bilhões no ano, as pessoas estão se profissionalizando também. Áreas como a própria medicina usa 3D, hoje todas as áreas estão abertas ao modelo de negócio da tecnologia", garante.



Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário