Dia Mundial dos Compositores é comemorado hoje



O Dia Mundial do Compositor, comemorado hoje, foi evidenciado pela primeira vez no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), no ano de 1945. Porém, foi somente no ano de 1983 que a data passou a ser celebrada em todo o mundo.
O trabalho dos compositores aparece com bastante relevância na vida das pessoas. São eles os responsáveis por embalar corações apaixonados, entreter as mentes ávidas por pensamentos envolventes ou até servir de inspiração para muitas decisões. E o caderno Cultura pediu a alguns artistas paraenses para falar um pouco de como ocorre esse processo criativo.
O músico Manoel Cordeiro é um desses compositores que não param de produzir. Durante a entrevista ele contou que havia dez minutos tinha encerrado a composição "Deixa a guitarra te levar", elaborada especialmente para um documentário que está sendo feito em Macapá.O que dá para adiantar logo é que não há regras. A criação é um ato singular e tem relação com o íntimo de cada um. O cantor e compositor paraense, Alan Carvalho, diz que o seu processo de criação ocorre de várias formas, pode ser embaixo do chuveiro, de forma coletiva, ao olhar um objeto, uma cena. Enfim, depende da ligação e da observação durante um determinado momento.
"Nossa vida é muito atrelada ao som, letras e ruídos. E dos diversos processos de criação que vivo o que mais gosto é o de quando surge como se fosse um anjo soprando em meus ouvidos", diz o compositor, que completa: "Se eu não estiver bem, feliz com a vida, não rola. A música é algo que me acoberta . Quanto melhor eu estiver melhor sai a composição". Alan tem mais de 200 obras entre construções individuais e em parcerias.
Já a cantora e compositora Renata Del Pinho define o momento de criação como caótico, pois fica cheia de dúvidas e angústias, o que faz com que ela recomece do zero diversas vezes. "A composição tem muito a ver com a intuição e com a técnica. Quando passa da fase do estalo, desse ponto de partida, passa para puro esforço e técnica", diz Renata, que coleciona uma faixa de 50 composições feitas em várias épocas e sentimentos que resultaram em obras de gêneros do brega, carimbó, MPB, samba, entre outros.
"Um amigo meu fez esse pedido, me enviou algumas imagens do documentário e eu fiz essa composição. Tem dez minutos que terminei", contou. Mas uma das composições que ele coleciona e mais lhe trouxe sorte é "Asfalto amarelo", elaborada há um tempo, mas que em 2017 foi trilha sonora do filme "Pequeno Segredo" e chegou a concorrer ao Oscar. "Eu fiquei muito feliz com esse trabalho, pois, além dela ser trilha sonora ainda fiz participação nas filmagens. Foi um momento bem marcante. A letra é do Felipe Cordeiro junto com Zeca Baleiro", completa Manoel.
Ouça abaixo "Asfalto Amarelo": 
Uma forma, uma imagem pode ser o ponto de partida para o processo de criação do músico Pio Lobato, que está prestes a lançar o novo trabalho "Brinquedo". Pio diz que não tem regras para o processo criativo que prepara suas composições a partir de uma ideia. Dos discos aos esboços ele coleciona em torno de 70 composições. E a que ele namora no momento é "Suíte Brinquedo", do novo trabalho. A composição é uma junção de vários trechos de músicas que usa gêneros regionais do boi, carimbó, entre outros, e que resultou em mais de 20 minutos de música progressiva regional.
Para Pio, o que mais lhe inspira na criação é elaborar algo novo dentro do que as pessoas acham que já virou comum. E sobre o que é ser compositor ele completa: "Não sei definir, talvez seja o sujeito preocupado em construir algo novo com pedaços de informações que tem no senso comum. Mas prefiro achar que é o arquiteto da música".
Escute a música "Casa Velha" de Pio Lobato:



Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário