EXCLUSIVO - Rosamaria Murtinho diz que tem relação de amor e admiração latente com Belém




A relação de amor e admiração por Belém é latente para a atriz Rosamaria Murtinho. Este amor aflorou de forma tardia. Rosamaria nasceu na capital paraense, mas com 21 dias de vida foi levada pelos pais para a cidade do Rio de Janeiro. Ela recorda que ainda na infância vistou a capital paraense, mas tem poucas lembranças dessa época.
Somente quando adulta, já casada, retornou à cidade por meio de um convite de trabalho, esse contato foi o suficiente para nascer o sentimento de admiração e orgulho pela cidade natal. "A minha relação é de amor e alegria por Belém, apesar de tê-la conhecido um pouco tarde, eu sou encantada pelo lugar onde nasci", diz a atriz.

Rosamaria é toda emoção ao falar das ruas, das mangueiras, da chuva. Ela conta sobre um passeio de barco , quando perdeu um anel e entendeu aquilo como um presente ao lugar onde nasceu. "Eu recordo desse dia bastante emocionada, pois foi uma cena tão bonita. Falar de Belém e do estado é motivo de orgulho pra mim. Quando ando pela cidade de Belém, em algumas ruas, é como se estivesse em Paris", recorda a atriz.
Há três anos, Rosamaria não vem à cidade e mesmo já se preparando para a próxima novela das 21h, ela espera encontrar um tempo na agenda para visitar a cidade no Círio, pois a manifestação religiosa é um dos acontecimentos que mais marcaram sua vida. "Eu participei algumas vezes do Círio e uma delas foi na Varanda da Fafá. A primeira vez que tive a experiência foi muito impactante, pois é muito lindo ver o caminhar do povo, a berlinda, a força da fé. Isso tudo é muito valioso", diz emocionada.
Na conversa de quase uma hora, a atriz disse que um dos pratos de sua preferência da culinária paraense é a maniçoba, mas não dispensa o açaí e a castanha do Pará. E para a cidade aniversariante ela deseja que o paraense continue se orgulhando da terra que tem e não deixe morrer a cultura local. "Espero que as pessoas cuidem bem da cidade como se fosse a própria casa. Dou parabéns para minha terra e que continue com essa música e toda essa cultura cheia de originalidade que só ela tem", deseja a atriz.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário