Espetáculo "Ver de Ver-o-Peso" leva a rotina da maior feira da América Latina aos palcos




Belém respira cultura ao longo de todo o ano. Seja nos palcos dos shows musicais e do teatro, ou nas ruas com arrastões e manifestações espontâneas de artistas. Todo essa veia cultural vem do fato de a cidade ser também um grande produtor de símbolos inspiradores à produção artística.
Seguindo a máxima de que a arte imita a vida, há 38 anos o Grupo Experiência leva aos teatros da cidade a peça “Ver de Ver-o-Peso”, que retrata um dia inteiro na rotina das pessoas que circulam pela maior feira aberta da américa Latina: o Ver-o-Peso. O espetáculo tem formato de esquetes, ligadas por um personagem conhecido pelos frequentadores da feira: o Urubu.
Desde sua primeira apresentação a montagem tem direção de Geraldo Salles, que relembra as motivações de criar um espetáculo teatral que traduzisse a identidade de Belém. “Tudo começou a partir de uma ideia minha de criar e valorizar um estilo de dramaturgia que não existia no Norte. O que existia no teatro brasileiro na década de 70 e 80 eram textos americanos e europeus, era um teatro colonizado; a única região que tinha um teatro diferente era o Nordeste, com Ariano Suassuna. Então desde a criação a proposta era valorizar e incentivar os valores da terra, e procura autores daqui”, explica.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário