Thiago Thiago de Mello sobe no palco do Parque Musical com "Amazônia Subterrânea"




Após receber artistas como Maria Gadú, Tiago Iorc, Tiê e Anavitória, sobe hoje no palco do Parque Musical, o músico e compositor Thiago Thiago de Mello, com o show "Amazônia Subterrânea", às 20 horas. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e conta com uma programação musical diversificada, com artistas locais e nacionais, sempre no Teatro Gasômetro, do Parque da Residência. A apresentação terá a participação especial de Diogo Sili e Ronaldo Silva. 
No vídeo que apresenta a canção “Amazônia Subterrânea”, que deu título ao disco, o artista conta que, anualmente, visita a cidade da família do pai, Barreirinhas, no interior do Amazonas. “Estar lá é sempre uma experiência um tanto quanto onírica e ao mesmo tempo causadora de um profundo processo de autoconhecimento. Uma viagem dentro da viagem, um caminho pra dentro de si. Lá eu encontrei a Amazônia Subterrânea e comecei a fazer música sobre ela", detalha.
O músico revela ainda que as composições retratam uma floresta que abriga e ampara, apesar da ideia do perigo e hostilidade do ambiente. "O curioso é que a floresta é sempre associada à escuridão e ao desencontro. Mas a mata que eu inventei nas canções, embora cheia de perigos, é acolhedora e reveladora da verdade”, ressalta.
Caçula de uma família de artistas, que inclui pai, avô, bisavô, tios e primos poetas e cantadores, Thiago Thiago de Mello é filho do poeta e tradutor amazonense Thiago de Mello, que tem obras traduzidas para mais de 30 idiomas.
A herança familiar, que vive há gerações na Amazônia, serviu de inspiração para o projeto. A obra exalta a tradição e o sagrado do ser amazônico e é resultado de mais de 40 canções do artista, que compôs sozinho e em parceria com outros artistas e passou, também, a musicalizar poemas do pai, que foi preso durante a ditadura, se exilou no Chile e virou um grande amigo do Pablo Neruda.
O PROJETO - A iniciativa traz atrações nacionais a cada dois meses e, nesse intervalo, abre as portas para artistas paraenses, com shows semanais. O projeto tem um diferencial: o convidado deve fazer um show com a participação de três artistas paraenses. "Acreditamos que essa é uma forma de promover o intercâmbio musical, uma experiência rica para todos”, explica Leonardo Santos, diretor do Teatro Gasômetro e coordenador do projeto. Os ingressos são vendidos a preços mais baixos do que nas casas de shows comerciais e a bilheteria é quase 100% do artista.
Para este ano, o projeto apresenta ainda o lançamento do DVD de Mini Paulo, no dia 1º de fevereiro, show de Castelo Branco, no dia 2, e apresentações de Gigi Furtado e Eloy Iglesias. Entre as próximas atrações nacionais, estão previstas Rubel, Manu Gavassi, Jão, Ana Cañas, Fresno e Esteban Tavares.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário