A jornada múltipla da mulher enquanto símbolo de fortaleza e superação




Cronica da semana -  Por Conceição Maciel

Sob o tema "Carga mental consequente da mulher que trabalha e desempenha múltiplas jornadas com a casa e a família. Uma abordagem técnica", ocorreu na noite do dia 17 de abril no auditório da UFPA-Capanema, uma roda de debates contemplando profissionais da área da Assistência social e Saúde, evento promovido e organizado pelo Ministério Público de nossa cidade tendo como patente a Promotora Maria José Vieira de Carvalho Cunha.

Falar sobre a mulher nem sempre é fácil, porém diante de uma realidade excludente onde o preconceito e o machismo ainda predominam, faz-se necessário atitudes como esta em que a mulher passa a ser pauta de investigações profundas e contundentes feitas por diferentes profissionais em suas respectivas áreas de trabalho. Diante de uma plateia atenta e ciente do tema abordado, os respectivos pesquisadores tomaram a palavra e de forma técnica colocaram a par suas investigações e conclusões.


Os temas foram variados, porém voltados para a condição da mulher na sociedade de hoje, pautado nas múltiplas jornadas às quais ela vive diariamente, de fato buscou-se orientar, através dos resultados das investigações, as mulheres que se identificaram com determinado trabalho; o intuito era fazer com que elas se conscientizassem da sua importância diante da sociedade, da família, amigos e companheiros mostrando o seu verdadeiro valor através do trabalho, motivando a alto- estima e o amor por si mesma.

Ao contemplar a mulher com autonomia e força, com responsabilidade e importância, com diferentes informações de valorização à vida, à convivência com o outro, à direitos muitas vezes esquecidos ou mesmo desconhecidos por motivos ligados apenas aos deveres ditados por uma sociedade ditatorial, machista e convencional, o Ministério Público de Capanema através desse belíssimo projeto, abre um leque de informações que muitas mulheres ignoravam, no entanto foram orientadas a buscar por seus direitos de forma a garantir a sua integridade física e moral.

Neste contexto de enfervecentes informações, as poetisas da ACLA, Cleni Guimarães, Conceição Maciel, Elza Melo, Rosilda Dax, Socorro Rebouças e Lourdes Oliveira, como convidadas especiais, também estiveram no evento e contribuíram para o sucesso deste, produzindo e declamando textos, alguns feitos exclusivamente para aquele momento.

Neste ínterim, as poetisas dessa egrégia entidade Cultural que muito tem contribuído para a cultura da literatura no município de Capanema levando seu nome para o resto do Brasil e do mundo, em nome do seu Presidente, agradecem à Promotora Maria José Vieira de Carvalho Cunha o convite à participarem desse importante evento em prol da sociedade capanemense e por proporcionar momentos tão valiosos que contribuíram de maneira emblemática na construção da autonomia como forma de conquista nos variados contextos sociais desse maravilhoso universo feminino, pondo-se à disposição para integrarem junto ao Ministério Público em momentos vindouros. Saudações.


Maria da Conceição Maciel da Silva
Integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes- ACLA





Fonte: Facebook da autora!

Nenhum comentário