Bando de Teatro Olodum faz última apresentação na capital paraense



Um nome que é sinônimo de identidade negra, o Bando de Teatro Olodum, da Bahia, faz suas últimas apresentações na capital paraense nesta terça-feira, 30. O espetáculo "Erê", encenado no Theatro da Paz, às 20h, até o dia 1º de maio, trata de uma temática antiga e ao mesmo tempo atual, as chacinas contra a população negra no Brasil.
"Dirigir 'Erê' é um grande presente, sobretudo pelo fato de estar ao lado de um grande mestre da arte brasileira, que é o Zebrinha (José Carlos Arandiba). Esse espetáculo é um protesto. Uma convocatória contra o genocídio da juventude negra. Infelizmente, os brados do Bando que começaram lá em 1990, continuam atuais. 'Erê' é um manifesto cênico da nossa mobilização enquanto mulheres e homens, pretas e pretos, lutando para existir, lutando para que a nossa juventude possa envelhecer", comenta Fernanda Júlia, uma das diretoras da obra.
Com concepção cênica do ator Lázaro Ramos, o Bando fez a estreia de "Erê" em 2015. A montagem marcou os 25 anos da companhia. O objetivo da obra é provocar uma reflexão para um assunto sério: as chacinas no Brasil. Júlia divide a direção cênica com Zebrinha. Já a direção musical é de Jarbas Binttencourt e a dramaturgia é de Daniel Arcades. 
O valor do ingresso é 20 reais, com meia entrada para estudantes. A classificação é livre. "Erê" vai contar com recursos de acessibilidade (libras e audiodescrição). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, meia hora antes do início da peça.
“Acredito ser muito importante trazer o Bando de Teatro Olodum pela primeira vez aos palcos de Belém. ‘Erê’ reflete a realidade das nossas crianças negras em cada canto dessa país. Vítimas de violência e de total abandono pelas autoridades e instituições racistas brasileiras. Fazer a produção local deste espetáculo é desafiador e ao mesmo tempo estimulante”, conta o produtor local do espetáculo, Edson Catendê.
A montagem também será apresentada de forma gratuita e exclusiva para cerca de 750 alunos de seis escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, na segunda, no Theatro da Paz, às 16h30. Integrantes do elenco e da direção de "Erê" conversaram com os alunos e professores após a encenação.
Outra atividade que será feita pelo Bando são as oficinas de performance negra nas áreas de Dança; Teatro; Memória e identidade e Música para Teatro. Elas serão ministradas gratuitamente por integrantes do grupo, das 9h às 12 horas, hoje, na Casa da Linguagem. 
Nascido em uma cidade na qual a raça negra ocupa cerca de 80% de sua população, o elenco baiano do Bando de Teatro Olodum produz peças que mesclam humor e discussão racial, leveza e ironia. Além da palavra, os atores utilizam a dança e a música. Tanto o espetáculo quanto as oficinas são ações de um projeto do grupo, que foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.
O programa é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.
Agende-se:
Espetáculo "Erê" - Bando de Teatro Olodum
Datas: até 1º de maio, às 20h
Local: Theatro da Paz - Avenida Presidente Vargas, s/n, (Praça da República), Belém/PA.       
Ingressos: 20 reais com meia entrada para estudantes
Classificação livre 
Informações: (91) 4009-8758 / 99120-7999


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário