Exposição "Timeline" expõe três décadas de trabalho de fotógrafo




Uma viagem pela carreira do fotógrafo Alberto Bitar pode ser conferida na exposição “Timeline” aberta para visitação gratuita na Kamara Kó Galeria. A exposição traz dez obras do artista que passam pelas três décadas de carreira de Alberto Bitar. As imagens selecionadas conjuntamente entre a galerista Makiko Akao e o fotógrafo propõem traçar uma relação referente à trajetória de séries de grande relevância nesse movimento de Bitar.
Não por acaso, o título da mostra “Timeline”, em tradução "Linha do Tempo", reúne obras que vão desde "Solitude", com fotografias que compuseram a primeira exposição individual do fotógrafo, às mais recentes, como da série "Imêmores", e inéditas da série "Sobre o Lugar de Alguém- FF", produzidas em 2018 e 2019.
De acordo com o fotógrafo, Alberto Bitar, ambos levaram em conta o que havia disponível no acervo da galeria e adicionaram trabalhos mais recentes, como o "Sobre o lugar de alguém- FF". "Na verdade, eu vejo tudo muito ligado, apesar das imagens serem, por vezes, muito diferentes entre elas e entre as séries e de tratarem de assuntos também diferentes. Eu vejo tudo muito conectado", explica.
"Desde a baixa velocidade do obturador usada bastante no início dessa trajetória e que resulta nas imagens mais borradas indicando talvez um caminho pro audiovisual, até os títulos de séries mais antigas que podem ter influenciado trabalhos mais recentes. Em 'Timeline' aparecem bastante essas conexões", aponta Bitar.
As obras na maioria pertencem ao acervo da galeria, que há oito anos o representa em Belém, mas também de outros acervos particulares e do próprio fotógrafo. As obras estão divididas em diferentes fases da vida do autor.
"Belém é cheia de fotógrafos artistas maravilhosos, mas ele é um dos que prezo muito. Bitar utiliza muito a memória, que remete a infância, ou do vazio, eu acho maravilhoso", afirma a galerista Makiko. "Há obras que você não precisa saber o que é o que, para quem aprecia a arte é ao que se remete que é importante", complementou. 

Serviço - Exposição Timeline de Alberto Bitar
Data: Até 24 de maio
Dias e horários: Sexta - 15h às 19h / Sábado - 10h às 19h / Domingo - 10h às 13h
Local: Kamara Kó Galeria, localizada na travessa Frutuoso Guimarães, 611 – Campina
Contato: (91) 3261-4809

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário