Cinquenta anos de arqueologia em selos serão apresentados na exposição "Postado!"



O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abre a exposição "Postado! Arqueologia brasileira nos selos", hoje, 25, no Parque Zoobotânico. A mostra traz o universo da arqueologia de sítios e objetos arqueológicos representado nos selos postais do Brasil dos últimos 50 anos. Em meio a tecnologia em constante transformação, os selos usados inicialmente para pagar o envio de cartas pelos Correios se transformaram em documentos que contam parte da história brasileira.
A ideia da exposição nasceu de duas paixões da pesquisadora do Museu Goeldi, Edithe Pereira, que são a arqueologia e a filatelia - o estudo e o colecionismo de selos postais e dos materiais relacionados. "O objetivo dessa exposição é aproximar o público da arqueologia brasileira e também do universo dos selos e da filatelia. Os tempos são de comunicação imediata, mas o selo continua sendo usado na função para a qual foi criado, mas também são a matéria prima dos filatelistas. Através deles é possível conhecer um pouco de vários assuntos", explica a curadora.
Entre 1966 e 2013, circularam pelo país 21 selos sobre a arqueologia brasileira, nove deles apresentando artefatos ou sítios arqueológicos da Amazônia. Circulando pela primeira vez no dia 6 de outubro de 1966, o selo em comemoração ao Centenário do Museu Goeldi utiliza como imagem um vaso de gargalo da Cultura Santarém. Foi o primeiro a fazer referência a arqueologia do país. 
Os artefatos que foram representados integram o acervo arqueológico do Museu Goeldi e também estarão na exposição. Além dos selos originais, os visitantes vão poder conferir na exposição réplicas das peças, resultado das atividades do projeto "Replicando o passado: socialização do acervo arqueológico do Museu Goeldi através do artesanato cerâmico de Icoaraci", coordenado pelas pesquisadoras Helena Lima e Cristiana Barreto. Para garantir a acessibilidade, algumas peças poderão ser tocadas pelas pessoas com deficiência visual.
Além das tradicionais visitas guiadas, o Serviço de Educação do Museu Goeldi preparou uma oficina especial para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Conduzida pela professora e filatelista Júlia Pinho, a oficina "Arte Postal" será realizada durante o período da exposição, de terça a sexta-feira (manhã e tarde) com escolas previamente agendadas. Com o envelope como suporte, a ação busca explorar o processo artístico dos estudantes, despertando nas novas gerações o cuidado com a escrita e a percepção das cores no papel. O agendamento das escolas para as visitas guiadas e para a oficina pode ser feito pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br.
Os visitantes da exposição também poderão enviar seus postais de dentro do Parque Zoobotânico, incluindo os cartões criados especialmente com o tema da exposição. Será instalada uma Caixa de Coleta dos Correios, próximo ao deck do Café do Museu, resultado da parceria do Museu Goeldi com os Correios. A caixa ficará disponível até o fim da exposição, previsto para o dia 31 de agosto. A Sociedade Philatelica Paraense (Sophipa), entidade parceira na realização da mostra, vai disponibilizar selos com validade postal no dia da abertura da exposição.
Serviço: Exposição "Postado! Arqueologia brasileira nos selos"
Data: hoje, às 10h
Local: Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (Rocinha), no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Magalhães Barata, n. 376, São Brás, Belém/PA).
Agendamento de visitas e oficina: nuvop@museu-goeldi.br
Visitação de terça a domingo, de 9h às 17h, até 31 de agosto de 2019

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário