Filme "Matrix" que revolucionou o cinema há 20 anos é tema de debate



No ano de 1999 a sétima arte ganhava o que pode ser considerado ainda hoje um dos grandes clássicos da ficção científica: o filme “Matrix”, dos irmãos Wachowski. Em 2019 o filme completa duas décadas de lançamento, e para comemorar e relembrar sua importância, o Centro de Estudos Cinematográficos promove a palestra “Você sabe o que é Matrix?”, hoje, 30, às 18h30, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont). A entrada é franca.
O bate papo com o público será conduzido pelo crítico de cinema Marco Antonio Moreira e a professora de Letras Aline Rodrigues. “E se descobríssemos que tudo que pensamos é manipulado por cabos invisíveis que nos conectam a uma grande Matrix? E se descobríssemos que a realidade com que nos deparamos nem é tão realidade assim, mas algo manipulável para controlar nossa forma de pensar, ver e agir no / sobre o mundo?”, questiona Aline sobre os assuntos abordados no longa.
Para Marco, discutir filmes é sempre importante, e alega que as produções, grandes ou pequenas, sempre têm algo a dizer. No caso de “Matrix”, relembra que a película gerou grandes reflexões sobre o pensamento crítico, abordando inclusive questões filosóficas.
“Decidi trazer a Aline para o debate porque ela já desenvolveu um trabalho sobre o filme, e juntos vamos fazer reflexões sobre até que ponto o filme influenciou a cultura pop ou foi influenciado por ela. Acho importante debater a relevância do filme vinte anos depois”, diz.
"Matrix" se passa em um futuro próximo, onde Thomas Anderson (Keanu Reeves) é um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro. Ele é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.
Em todas essas ocasiões Thomas acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, o protagonista começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Anderson é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
“Há 20 anos Matrix nos apresentou uma reflexão sobre as verdades a que somos confrontados e manipulados a acreditar que tudo, absolutamente tudo, está sobre nosso controle, quando o que está sobre controle somos nós. O filme foi revolucionário para o cinema comercial no fim do século passado, uma vez que ele foi lançado sobre o frenesi dos tempos de um novo século, o século XXI: o século do futuro. Ao propor um debate trazendo à ficção científica, mais especificamente ao cyberpunk, uma reflexão filosófica, o filme subverte o próprio sistema a que esse tipo de debate normalmente ansiava: o filme cult”, explica Aline.
No debate desta terça-feira, Marco e Aline vão falar das discussões que tornaram Matrix um fenômeno, considerando ter utilizado a tecnologia a partir de uma perspectiva em que ela se torna uma das possibilidades de dominar humanos.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário