Aberta maratona de dar água na boca do Comida di Buteco



Inicia hoje, 12, o Comida di Buteco 2019, o saboroso concurso em agita os bares de 21 cidades, incluindo Belém e Ananindeua, oferecendo petiscos inovadores, bebida geladíssima, higiene e empenho na qualidade do atendimento ao público. Este ano, o Comida di Buteco completa 20 anos - sendo nove no Pará - e, por isso, petiscos terão preço fixo de R$ 20,00. Vinte botecos participam desta edição, que se encerra em 5 de maio.
O objetivo do concurso é eleger o "Melhor Buteco da cidade", nesta primeira fase, e o "Melhor Buteco do Brasil", na fase final, em junho. No ano passado, Belém bateu na trave da disputa nacional com a Confraria do Fraga, que foi o vice-campeão nacional com o Bolinho da Mazé, feito de baião de dois e acompanhado de molho de pimenta com rapadura. "Foi uma alegria, emoção demais. O sentimento de um bom trabalho realizado por todas as pessoas que trabalharam na Confraria", declara Eudes Fraga, dono do estabelecimento. Foi a primeira vez que o Pará teve um prêmio de destaque nessa etapa. 
Uma das regras é que o dono deve estar sempre à frente do negócio e não pertencer a redes ou franquias. "O Comida di Buteco não só alavanca os botecos, como os coloca num patamar de visibilidade profissional e ímpar", elogia Eudes, que estreou no concurso em 2018. Este ano, ele apresenta a Carne de Sol de Costelinha Fraguiana (costela bovina acompanhada de farofa de castanha-do-pará). "A minha expectativa é de mostrar mais um bom trabalho e com muito amor. Pelo que já vi dos petiscos dos outros botecos, este ano tá ainda mais forte, tem muita coisa boa", avalia.
O Boteco da Nina, campeão em 2016 e 2017, e o Buteco do Gugu, campeão em 2012, permanecem na competição oferecendo os petiscos Brigite do Boteco (carne recheada com queijo e acompanhada de molho) e Bolinho do Augusto (pirarucu com bacon), respectivamente. Entre os estreantes estão o Espeto do Rau II - O Despertar da Fome com a Princesa Leia (salmão assado com cream cheese servido com farofa, nori e vinagrete), Caldo Mix com Sol do Mix (carne de sol com queijo do Marajó, servido com farofa e purê de macaxeira) e Pajureba (filé de pescada amarela empanado no floco de arroz, com molho de camarão e acompanhado de vinagrete e farofa). Enquanto o Eguatchê volta à disputa com o petisco #20convidar (quadrados de polenta e rabada desfiada com molho de jambu). 
"O Comida di Buteco é um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz, momento das pessoas se confraternizarem e estimularem o turismo", destaca Elmo Santos, coordenador do concurso no Centro Oeste e Norte. Ele explica que os botecos são estimulados a trabalhem para manter o padrão elevado de atendimento. No concurso, o petisco pesa 70% na nota dos participantes e as demais categorias em 10% cada uma (higiene, atendimento e bebida).
O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. "O Comida tem regras de classificação, é avaliado pelos jurados e pelos clientes que visitam os estabelecimentos, os votantes são identificados nas cédulas de votação e a apuração é realizada por um instituto de pesquisa para garantir a lisura do processo", explica. O resultado nacional será conhecido somente em julho.
No balanço desses 20 anos, o certame está com 5.163 mil botecos participantes em todo o país, 4.868 milhões de votos, 3.534 milhões de petiscos vendidos, 41.796 mil empregos gerados, 80 milhões de pessoas impactadas e R$ 500.892 milhões em mídia espontânea. No Pará, o concurso tem a promoção do Grupo Liberal. Conheça os botecos participantes e os respectivos petiscos no site: comidadibuteco.com.br.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário