Orquestra Sinfônica apresenta obras de Beethoven e Tchaikovsky com entrada franca



A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) volta ao palco do Theatro da Paz, hoje, 9, com o maestro titular Miguel de Campos Neto, que retorna da França após reger ópera na cidade de Avignon. A programação conta com a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky e a Sinfonia n.° 8, do compositor Ludwig van Beethoven.
A apresentação da orquestra começa às 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 9h, na bilheteria do teatro e no site www.ticketfacil.com.br. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.
O maestro Miguel Neto vem de uma temporada na França, onde regeu cinco concertos sinfônicos e diz que teve grande acolhimento por parte dos músicos e da direção da Orquestra da região de Provence. "No total foram cinco concertos sinfônicos, além da oportunidade de planejar em pessoa os detalhes das óperas Cavaleria Rusticana e Palliacci que regerei na próxima temporada, com a mesma orquestra”, diz.
Sobre a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky e a Sinfonia n.° 8, do compositor Ludwig van Beethoven o maestro explica que elas são conectadas pelo paralelismo das tonalidades de Fá Maior e Fá Menor. “Faz parte de uma época onde as tonalidades das obras eram escolhidas não de maneira aleatória, mas sim em busca de uma certa cor e caráter, dados por tal escolha, essa conexão não é por acaso”, explica.
A Oitava Sinfonia de Beethoven não foi recebida com entusiasmo na época de sua estreia, em fevereiro de 1814 em um concerto em Viena, regida pelo próprio compositor, mas Miguel considera importante apresentá-la ao público de Belém. "A obra é genial, mas sofre com a concorrência imposta pelo próprio compositor. Ela é uma sinfonia de proporções menores que fica entre duas obras de proporções massivas. Mas como qualquer exemplo de miniatura, ela não fica devendo na sua genialidade", completa.
O regente diz ainda que o público que for ao concerto vai perceber as relevantes diferenças entre as duas obras, que talvez seja o mais marcante. “No Beethoven, brilho e classe, leveza no segundo movimento e virtuosismo no quarto. No Tchaikovsky uma batalha interna contra a chegada de um destino inevitável: lirismo e drama característicos da segunda metade do século XIX”, finaliza Campos Neto.
Agende-se:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP)
Data: hoje, 9, às 20h
Local: Theatro da Paz
Ingressos disponibilizados a partir das 9h, na bilheteria do TP e no site www.ticketfacil.com.br. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário