ALUNOS EXPÕE PRODUÇÃO COM “LIXO” TECNOLÓGICO NA FEIRA PAN


A Escola de Educação Tecnológica de Monte Alegre apresentou aos visitantes da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, um vídeo com as atividades desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos, além da exposição do projeto Metareciclagem, com uma amostra dos objetos de arte e decoração produzidos pelos alunos com partes de computadores obsoletos. A ação foi realizada na tarde desta terça (02), no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Entre os objetos expostos na vitrine da Seduc estavam vasos com flores produzidos com disquete e cabo flat, escorpião feito de teclados com mouse, carinhos de controle remoto feitos com mouse e motor de carrinhos usados, um trem produzido com um encaixe de disquete e uma luminária feita com o suporte do HD.
“A proposta é mostrar que nem tudo é lixo e descartável e pode ser aproveitado, e como a gente recebe muitos objetos em desuso, a gente aproveita e transforma em utilitários “, explicou o estudante Emerson Souza, 19 anos, do curso técnico de Redes de Computadores.
Neste ano, a ETEEPA de Monte Alegre já recebeu mais de 50 volumes de caixas de computadores usados que foram doados pelas instituições de ensino do município. O projeto é desenvolvido pelo professor Yuko Mitsuya no contraturno das aulas e aos sábados letivos. Além de transformar as peças em desuso, os alunos montam computadores para o laboratório de Informática com as peças que funcionam.
Projetos - Os alunos também distribuíram 16 mil mudas na revitalização do Parque Estadual de Monte Alegre, numa ação realizada em maio em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em Março, foram 150 mudas de árvores plantadas nas ruas do município, como parte do projeto Canteiro Coletivo, que estimular o respeito à revitalização, conservação e preservação dos recursos naturais.
Além disso, a instituição desenvolve o Sarau Literário, com poesia, teatro, música e dança; o projeto Faça uma criança sorrir, com a distribuição de brinquedos às crianças carentes das comunidades; e o projeto Aprender Fazer Fazendo, desenvolvido pelos alunos do curso de Agropecuária, com ações práticas dentro e fora da sala de aula. No segundo semestre, já está previsto uma grande ação do projeto “Essa rua tem nome”, quando os alunos irão sinalizar todas as ruas de Monte Alegre, a partir da reciclagem de placas dos gabinetes dos computadores.
Segundo o diretor da instituição, Jaime Teles, todos os projetos são voltados para que os alunos manifestem na prática o que aprendem em sala de aula. “Já fizemos uma ação desse tipo na escola e agora vamos partir para sinalizar a cidade, com apoio de alguns parceiros nesse trabalho”, informou.
A ETEEPA de Monte Alegre tem 600 alunos matriculados nos cursos de Rede de computadores, Agropecuária, Meio Ambiente, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Zootecnia, nas modalidade Ensino Médio Integrado, Proeja (Educação de Jovens e Adultos), e Subsequente.

Texto: Julie Rocha
Foto: Advaldo Nobre
Ascom – Feira do Livro