SEDUC APRESENTA PROJETOS EM PARCERIA COM O INSTITUTO UNIBANCO


A Secretaria de Educação do Pará ( Seduc) apresentou, nesta quinta-feira, 4, no estande da Seduc, na Feira Pan-Amazônica do Livro, o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e o Projeto Jovem de Futuro (PJF), desenvolvidos por meio da Diretoria de Ensino Médio e Profissional (Demp), nas escolas estaduais de Ensino Médio da capital e interior do estado, em parceria com o Instituto Unibanco. As escolas trabalham com projetos que visam uma melhor aprendizagem  nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorando dessa forma o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará.
O Proemi foi  instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “A estratégia é induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, com o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea”, explica Audrey de Oliveira,  coordenadora do Proemi/PJF no Pará.
Já o Jovem de Futuro tem como base uma  gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem podendo influenciar de maneira decisiva a qualidade da educação oferecida pela escola. “Para colaborar com o alcance dos resultados propostos no Plano de Ação pelas escolas participantes do projeto, o Jovem de Futuro disponibiliza Metodologias, que são estratégias educacionais elaboradas a partir de necessidades detectadas no cotidiano escolar, potencializando ações já existentes na escola”, explica Audrey.
A união entre a orientação estratégica do MEC para o Ensino Médio e o Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, o ProEMI/JF tem como objetivo central promover o redesenho curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações do Proemi/JF buscam colaborar o acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola.
Para a coordenadora do Proemi/PJF no Pará, o programa atende as necessidades do Estado que visa melhorar os índices de Língua Portuguesa e Matemática. “O Programa tem a possibilidade de fazer a escola repensar o seu currículo, com uma gestão democrática e com o fortalecimento das disciplinas”, destacou a coordenadora. Audrey disse ainda que ” quando as escolas desenvolvem de forma eficiente os seus projetos, elas conseguem combater os índices negativos da educação como a evasão escolar e repetência”.
A coordenação do Proemi/PJF trouxe para a Feira do livro projetos que estão dando certo e com excelentes resultados como é o caso da Escola Estadual Antônio Gomes Moreira Júnior que desenvolve o Projeto Horta Sustentável, onde os alunos podem conhecer o cultivo de hortaliças, legumes e frutas, os quais serão utilizados no refeitório da escola como complemento da merenda escolar.
A Escola Estadual Palmira Gabriel apresentou o livro “HQ – Matemáticas e Matemáticos”  que foi desenvolvido com recursos provenientes do Proemi, onde os alunos elaboraram as ilustrações e os textos sobre a matemática. Já a Escola estadual Presidente Costa e Silva realizou uma mudança na matriz curricular, passando de anual para semestral, sendo a primeira escola no Pará a realizar essa mudança.

Texto: Eliane Cardoso
Foto: Rai Pontes
Ascom – Feira do Livro