OFICINA CONSCIENTIZA ESTUDANTES SOBRE USO RACIONAL DA ÁGUA


Vários alunos participaram na tarde desta terça-feira (02), de uma oficina gratuita sobre o “Uso racional da água e de energia”, ofertada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), durante a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro. A atividade terá uma segunda sessão nesta quinta-feira (04), e o seu objetivo é apresentar o cenário quantitativo e qualitativo das águas na Amazônia, ressaltando as fontes de poluição, técnicas de tratamento e medidas para utilização racional da água pela população.
A oficina é ministrada pelos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luiza Girard Teixeira e Edinaldo Pereira. Durante a primeira parte da atividade, eles apresentam uma abordagem teórica que interliga a utilização de fontes de energia atuais, o complexo processo de tratamento da água e as formas de consumo adequadas nas residências.
“Toda a etapa do tratamento de água envolve o uso de energia elétrica, logo, o seu desperdício afeta uma série de outros recursos essenciais ao homem”, pontua Luiza Teixeira. A oficina conta, também, com uma parte prática, na qual os participantes podem entrar em contato com experimentos de laboratórios que simulam as etapas do tratamento da água de forma simplificada para observar todo o gasto que se tem com os produtos químicos usados e com a energia utilizada.
De acordo com a professora Luiza Teixeira, o banheiro é lugar onde mais se desperdiça água em uma residência. “A cada cinco minutos de banho, 30 litros de água vão para o ralo. Durante a oficina, ensinamos alguns hábitos práticos para poupar água potável, como captar água de chuva para regar plantas e limpar calçadas com auxílios de baldes, por exemplo. Uma série de dicas simples e práticas quanto ao uso racional da água é dada na oficina”, explica a professora.
A estudante do curso de Pedagogia, Joelma Fonseca, participou da primeira sessão da oficina e fala sobre sua impressão sobre a atividade. “Na minha faculdade estamos fazendo alguns projetos educativos que envolvem o uso racional da água, então, essa oficina serviu para engradecer a minha base teórica acerca desse tema, ratificando que a água é responsabilidade de todos e pequenos atos individuais significam muito para o coletivo”, diz.
Até a próxima sexta-feira (05), a Sectet integra a programação da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro com a oferta de cinco oficinas gratuitas sobre diversas temáticas, ministradas em duas edições cada uma. Acesse a programação da Sectet no site: www.sectet.pa.gov.br. Todos os participantes terão direito a certificado.
Serviço:
Oficina “Uso racional de água e de energia”
Quinta-feira – 04/06, das 14h30 às 17h30
Local: Sala multiuso 2, do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Texto/ Foto: Igor de Souza
Ascom – Feira do Livro