John Fante inédito é revelado

A coletânea “A Grande Fome”, com textos inéditos do norte-americano John Fante chega às livrarias brasileiras, em edição da José Olympio. Quando, em um dia de verão de 1994, o escritor Stephen Cooper decidiu visitar o rancho de Joyce Fante em Malibu, ele não podia imaginar a surpresa que o esperava. Era o seu terceiro encontro com a viúva de John Fante, que costumava lhe oferecer algumas xícaras de café e contar histórias de família. Mas aquele dia foi diferente. A anfitriã o levou diretamente até um quarto empoeirado, apontando-lhe alguns arquivos cheios de gavetas. Ali, entre fotografias, contratos, declarações de renda, fichas médicas, cadernetas de endereços e muitos outros documentos, Cooper se deparou com vários textos de Fante, um dos maiores autores norte-americanos do século 20. Do material encontrado, ele selecionou 17 contos para integrar o livro “A Grande Fome”, lançado agora no Brasil pela editora José Olympio. A obra traz ainda um resumo notável do que logo depois seria a história de “Pergunte ao Pó”, seu romance mais famoso.
Produzidos entre 1932 e 1959, os textos têm origens variadas: há contos e fragmentos de romances completamente inéditos e há histórias que um dia tomaram as páginas de revistas como a Scribner’s e a Esquire, mas que nunca foram publicadas em livro. “Prólogo para Pergunte ao pó”, especificamente, ganhou uma edição nos anos 1990, mas a versão publicada estava incompleta.
“A Grande Fome” traz ainda preciosas notas do organizador, que, além de fornecer informações sobre as datas e as circunstâncias em que os textos foram produzidos, também revelam histórias curiosas da vida de Fante. Assim o leitor descobre, por exemplo, que em 1959, enquanto morava em Paris, o autor foi apresentado a Elvis Presley, que passou a chamar de “bom garoto”. Ficamos sabendo também quais referências da vida real inspiraram Fante em seus escritos ficcionais. “Cada conto é uma revelação em si”, afirma Cooper, que também usou os documentos encontrados nos arquivos para escrever uma biografia de Fante. “Em conjunto, o conteúdo deste volume fortalecerá a atração que John Fante continua a exercer em imaginações ao redor do mundo”. 
Paralelamente ao lançamento de “A Grande Fome”, a editora José Olympio publica nova edição do clássico romance “Pergunte ao pó”. Lançado no final dos anos 1930, o livro tem como protagonista Arturo Bandini: um ítalo-americano que vive a vida de um aspirante a escritor em Los Angeles. Obra mais popular de Fante, Pergunte ao pó virou filme com Salma Hayek e Colin Farrell em 2006. 
John Fante nasceu no Colorado em 1909. Frequentou a escola paroquial em Boulder e o Ginásio Regis, um internato jesuíta. Frequentou também a Universidade do Colorado e o Long Beach City College. Fante começou a escrever em 1929 e publicou seu primeiro conto em The American Mercury, em 1932. Seu primeiro romance, Espere a primavera, Bandini, saiu em 1938. No ano seguinte, lançou Pergunte ao pó. Nesse meio tempo, ocupou-se amplamente em escrever roteiros de cinema.  John Fante foi acometido de diabetes em 1955 e as complicações da doença provocaram a sua cegueira em 1978. Ele continuou a escrever ditando os textos à sua mulher, Joyce, e o resultado foi Sonhos de Bunker Hill. Fante morreu aos 74 anos, em 8 de maio de 1983.
Serviço
A GRANDE FOME
(The big hunger)
De John Fante
Organização de Stephen Cooper
Ficção estrangeira – contos
Tradução de Roberto Muggiati
288 páginas / R$ 35
Editora José Olympio
(Grupo Editorial Record)