ESCOLA TECNOLÓGICA DE SANTA IZABEL DÁ EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Alunos da Escola Tecnológica Irmã Albertina Leitão de Santa Izabel do Pará apresentou nesta terça-feira (02), no estande da Seduc, na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, os projetos Sabão Ecológico e Extração de Óleos Essenciais de Plantas Amazônicas.
O projetos são desenvolvidos no laboratório da escola pelos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Agropecuária. O sabão Ecológico é fabricado com óleos usados de cozinha que seriam despejados no meio ambiente e são reaproveitados pelos alunos, causando menos impactos ambientais, podendo gerar renda e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade.
A coleta do óleo é realizada na escola, nas casas de alunos, professores, servidores e na própria comunidade do entorno e dessa forma trabalhar a interdisciplinariedade, unindo desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e gestão de negócios.
Já o Projeto Óleos Essenciais de Plantas Amazônicas acontece em conjunto com o Sabão Ecológico, pois após a extração dos óleos retirados das plantas são utilizados no perfume do sabão. O mais interessante, é que esses alunos também possuem um viveiro de plantas na escola tecnológica, de onde retiram as essenciais.
Os alunos fabricam as embalagens do sabão a partir da reciclagem do papel utilizado pela instituição de ensino e das garrafas peti coletadas. Então eles utilizam o óleo usado para a fabricação do sabão, as plantas amazônicas para extração dos óleos e a reciclagem de papel e garrafa peti para as embalagens do produto, uma verdadeira iniciativa e exemplo de desenvolvimento sustentável.
Segundo Roney Menezes, estudante do curso técnico de Meio Ambiente e que integra o grupo de estudo, esse projeto é muito importante para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. ” É uma prática de conscientização sustentável em várias áreas de atuação. Pensamos em criar um projeto que pudesse contribuir para a proteção da natureza e para a continuidade da vida na terra”, destacou o aluno.
Cidadania – A Escola Estadual de Ensino Médio Santa Maria de Belém apresentou no estande da Seduc dois projetos educativos. O “Trote Não É Brincadeira” explica para os estudantes que passar trote por telefone é crime e prejudica o trabalho de órgãos como o Centro Integrado de Operações (C IOP). Já o projeto “Dicionário Paraense”, explica o significado de palavras típicas do vocabulário paraense.
“O projeto do dicionário ensina o vocabulário do paraense e resgata as tradições. E o projeto “Trote Não É Brincadeira” tem como objetivo educar e levar cidadania para os estudantes”, comenta Ruth Cruz, professora da Escola Santa Maria de Belém.
Texto: Eliane Cardoso
Foto: Rai Pontes
Ascom – Feira do Livro