Corais homenageiam instituto

O Instituto Estadual Carlos Gomes promove hoje (26), às 20 horas, no Theatro da Paz, um concerto comemorativo aos 120 anos da instituição. O recital irá reunir sete grupos de canto coral formados por crianças, adolescentes, jovens e adultos que integram os coros da musicalização e dos cursos de canto do Instituto. Mais de 200 coralistas vão participar da programação, que faz parte das comemorações pelos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, pauta de eventos que estão sendo realizados e prosseguirão ao longo de todo o ano de 2015.
Os alunos de várias faixas etárias vão interpretar um repertório variado e eclético, canções de grandes compositores brasileiros, músicas do folclore nacional, obras de maestros paraenses, além de clássicos do repertório erudito. Todo o trabalho de preparação dos alunos foi feito sob a orientação dos professores Angela Rika, Laudiel Padilha, Edilena Marques, Ronaldo Morais, Eduardo Nascimento, Douglas Borges e Maria Antonia Jiménez.
Além das turmas de musicalização, haverá a apresentação do Coro Carlos Gomes e do Coral Itacy, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes que fizeram apresentações na Catedral Metropolitana de Belém durante a programação do 28º Festival Internacional de Música do Pará, realizado pela Fundação Carlos Gomes no início do mês, em Belém.
Como parte das comemorações dos 120 anos do IECG, 12 professores que até hoje desempenham a atividade docente na instituição serão homenageados e irão receber a medalha pelos relevantes serviços prestados a educação musical no Pará. São elas: Itacy Silva, Lúcia Arantes, Mavilda Aliverti , Ana Lúcia Rocha, Ivana Venturieri, Hilda Azulay, Gelda Silva, Luiza Mara, Sandra Vidigal, Maria Luzia de Luca, Helena de Nazaré Gomes Maia e Maria Lenora Brito. A medalha comemorativa aos 120 anos de fundação do Instituto foi confeccionada em Portugal e traz o prédio principal do Instituto Estadual Carlos Gomes, a efígie do maestro Antonio Carlos Gomes, que foi seu primeiro diretor, e ainda a reprodução da primeira página de uma partitura de ‘O Guarani’, uma das obras mais conhecidas do compositor, adaptada ao piano.