Festa de música e dança

A primeira edição do Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental chega neste fim de semana, levando doze shows e uma profusão de cores ao Mercado Francisco Bolonha, o famoso Mercado de Carne do Ver-O-Peso. Serão três dias de viagem sonora - acompanhada por projeções em video mapping - que também darão espaço para o público dançar. Carimbó, guitarrada, cúmbia e batidas eletrônicas estarão presentes nas noites de experimentação. Logo na abertura da programação, na sexta-feira (26), o Trio Chamote embala o público com o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo. Partindo de células musicais dos ritmos amazônicos ancestrais, o grupo adiciona às composições os improvisos da linguagem jazzística e timbres do rock dos anos 60. No Sonido, Luizinho Lins, Silvio Barbosa e Charles Matos recebem como convidado especial o baixista Príamo Brandão, mostrando já no início um dos destaques conceituais do evento: apresentações que promoverão parcerias entre artistas, algumas inéditas, no palco do Mercado.
Outro grupo criado a partir de pesquisas sobre as sonoridades amazônicas, o Árvore Ar traz o curimbó e a caixa de marabaixo ao lado de elementos alternativos, produzidos de material reciclado: bandeja, lata, botijão de gás e chaleira viram instrumentos artesanais. Rafael Barros, Franklin Furtado, JP Cavalcante e José Maria Bezerra se apresentam no sábado (27), passando pelos batuques da região e pela guitarrada, alternando momentos mais contemplativos e a explosão dos tambores.
Com pegada mais pop, o Strobo também promove a mistura de ritmos e timbres, conquistando público Brasil afora com elementos sintéticos e acústicos e um show incendiário. Aliando referências regionais, do rock e música eletrônica, o duo formado em 2011 por Leo Chermont (guitarra e efeitos) e Arthur Kunz (bateria e programações) tem três discos lançados e toca no domingo (28), recebendo como convidado o percussionista Márcio Jardim.
Seguindo a mesma trilha da mescla de sonoridades, La Cumbia Negra promete colocar todo mundo pra dançar. O nome já dá a dica da predominância da cúmbia, no caso a peruana, também conhecida como chica. O ritmo latino incorpora o fuzz das guitarras, a psicodelia e doses de carimbó e guitarrada. Percussionista do grupo, o produtor Carlos Eduardo Miranda conta que estão animados com a participação no Sonido: “Cúmbia tem tudo a ver com o Pará e vai ser o maior orgulho tocar aí em Belém”. A banda ainda conta com integrantes de outros grupos conhecidos no cenário instrumental, como a Pata de Elefante, do guitarrista Gabriel Guedes. 
EXCLUSIVOS
Totalmente aberta ao público, com quatro apresentações por noite, começando sempre às 19 horas, a programação do Festival Sonido terá ainda Hurtmold (SP), Guizado (SP) e Anjo Gabriel (PE), os três em Belém pela primeira vez, Projeto Secreto Macacos, a estreia do The Authoritarian Project e mais os shows exclusivos: A Trip to Forget Someone & Escarabajo, Careca Braga & Félix Robatto e Sebastião Tapajós & Manoel Cordeiro.
Além de mostrar uma variedade de artistas da música instrumental, o evento também busca oferecer uma experiência multissensorial ao público, com as projeções idealizadas por Roberta Carvalho e Luan Rodrigues [não sabia se eram os dois, veja como fica], atraindo os olhares também para a arquitetura do Mercado Francisco Bolonha, uma das mais belas edificações do patrimônio de Belém, que na ocasião poderá ser visitada com segurança fora do horário de funcionamento regular.
Idealizadora do evento, a Se Rasgum Produções pretende firmar o Festival no calendário cultural da cidade. Esta primeira edição conta com patrocínio do Banpará, através da Lei Rouanet e Ministério da Cultura.
 Serviço
Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental
 Período: de 26 a 28 de junho
 Local: Mercado Francisco Bolonha, no Ver-O-Peso
 Entrada gratuita