ANTONIO NÓBREGA APRESENTA RECITAL PARA ARIANO NA FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO


O músico, dançarino, ator e compositor pernambucano Antonio Nóbrega empresta seu talento para homenagear um dos maiores escritores brasileiros dos últimos tempos: Ariano Suassuna. Profundamente influenciado pelo mestre que conheceu na juventude, em Recife, quando o Quinteto Armorial, movimento fundado por Suassuna, precisava de um violinista, acabou por acompanhá-lo, até o ano passado quando o paraibano morreu. Foi dessa admiração, que nasceu o espetáculo, “Um recital para Ariano”, que será apresentado nesta sexta-feira (5), às 20h, no auditório Benedito Nunes, dentro da programação da XIX Feira Pan Amazônica do Livro, com entrada franca.
“Além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais. Essas músicas foram diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos”, escreve o artista sobre sua relação com Suassuna.
O espetáculo é composto por músicas relacionadas de forma direta ou indireta com o universo de Suassuna. São poemas do escritor falecido musicados por Nóbrega ou textos escritos especialmente para que virassem música do artista, incluindo ainda outras criações de Nóbrega, a partir das conversas que tiveram ao longo dos anos. Motivo pelo qual a apresentação tem um certo tom sentimental, emocional, com toques instrumentais marcados sobretudo pelo espírito do sertão; ou melhor, pelo espírito de um homem que, segundo Nóbrega, “juntamente com Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, transfigurou uma região seca, áspera e pobre no ‘mundo mágico’, onírico e redentor do Sertão”.
O passeio musical passa pelos romances “A Nau Catarineta”, “A Filha do Imperador do Brasil”, “A Morte do touro Mão de Pau”,  elas canções “O Rei e o Palhaço”, e “Canudos”; pelas peças instrumentais “Rasga” e “Ponteio Acutilado”, entre outras obras. Presentes nos Cds e Dvds de Nóbrega, elas serão entremeadas por falas, reflexões e histórias que marcam a convivência entre ambos e, sobretudo, refletem a visão de Nóbrega sobre o “Cavaleiro da Alegre Figura”: Ariano Suassuna, como ele gosta de se referir ao mestre.
Além de Antonio Nóbrega na voz, violino, violão e bandolim, o espetáculo é apresentado ainda por um quinteto de músicos: Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas e cavaquinho), Filipe Maróstica (baixo e violão), Léo Rodrigues (pandeiro e percussão), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (clarinete, sax e zabumba).
Nóbrega também é responsável pela direção artística do musical, com direção musical de Edmilson Capelupi.
SERVIÇO: XIX Feira Pan Amazônica do Livro, no Hangar, até o dia 7 de junho. Horário de visitação de 10h às 22h. Espetáculo musical “Recital para Ariano”, dia 5 (sexta-feira), às 20h, no auditório Benedito Nunes. Entrada franca. Para assistir ao show é necessário retirar o ingresso no balcão térreo do Hangar (dois por pessoa).

Da redação – Ascom – Feira do Livro
Foto: Elza Lima