Um concerto para Villa-Lobos

Um dos principais nomes da música brasileira, o compositor Heitor Villa-Lobos, considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, será homenageado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) com uma apresentação hoje, às 20 horas, no Theatro da Paz. O concerto terá como maestro convidado o regente da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e adjunto da Orquestra Filarmônica do Amazonas, Marcelo de Jesus. A entrada é gratuita com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9 horas.
O concerto dá sequência às homenagens feitas pela OSTP durante o ano. “Já trouxemos a música impressionista, a alemã, a portuguesa e agora chegou a vez da nossa música brasileira, prestigiando um dos maiores nomes dela, o compositor Villa-Lobos”, explica o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto.
Marcelo de Jesus já se apresentou junto à OSTP em outro momento e ressalta o cenário musical que a cidade oferece à música. “Toda vez que vou a Belém, fico muito feliz, porque percebo na capital um frescor musical. É um celeiro de música da nossa região, daí saem grandes nomes para o canto lírico”, analisa o maestro convidado.
Miguel Campos Neto afirma que o convite para o maestro do Amazonas participar do concerto em homenagem a Villa-Lobos surgiu logo que ficou decidido quem seria o homenageado. “Conheço o trabalho do Marcelo de perto, ele é expert em Villa-Lobos e não toca apenas as músicas mais conhecidas”, afirma o maestro titular da OSTP.
O repertório levará ao público as obras mais célebres de Villa-Lobos, como as Bachianas e os Choros, entre outras. O concerto também contará com outra convidada. “A solista paraense Kézia Andrade estreia com a nossa Orquestra cantando a Bachiana nº 5, vai ser um momento muito bonito”, afirma Campos Neto. Ele ressalta que a participação da solista na apresentação é um incentivo aos novos talentos da música paraense. “Será uma experiência muito boa, de crescimento profissional, espero poder corresponder ao talento deles”, diz a convidada.
Para Marcelo, o repertório escolhido é difícil, mas ele aposta numa apresentação singular. “Você não faz Villa-Lobos com qualquer orquestra, então, como já tive a honra de conhecer o trabalho da OSTP, sei que, mais uma vez, vamos estar em sintonia”, afirma.
Nascido em São Paulo, Marcelo de Jesus graduou-se em composição e regência, trabalhando com maestros renomados, como Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Karl Martin, Siegfried Köhler e Luis Gustavo Petri; e cantores como Eva Marton, Aprille Milo, Renato Bruson e Dennis O’Neil, entre outros. Atualmente reside em Manaus, assumiu o cargo de regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, na qual, em 2003, fez sua estreia no VII Festival Amazonas de Ópera com La Cenerentola, de Rossini. Em 2002 foi eleito maestro-revelação pela Revista Bravo! por sua direção musical em Don Giovanni (Mozart).
 Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em homenagem ao maestro Villa-Lobos
Maestro convidado: Marcelo de Jesus (Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas)
 Solista: Kézia Andrade
 Hoje, dia 25 de junho, às 20h
 Local: Theatro da Paz (avenida da Paz, s/n – Campina)
 Informações: (91) 4009-8766/8754
 Entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, no dia do evento