Capanema exporta arte e poesia para a Feira Pan Amazônica do Livro




“Viemos de nossa terra fazer barulho na terra alheia”. Frase bastante usada pelos poetas que defenderam a arte literária e suas produções na Feira Pan Amazônica do Livro, evento que está em sua 19ª edição, motivando a leitura através das muitas produções apresentadas nos estandes instalados no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
“Foi assim e assim será”, revela a poeta Rosilda Dax quando se refere ao oportunismo que o grupo da Academia Capanemense de Letras e Artes usou para mostrar na feira, a qualidade da poesia produzida pelos capanemenses. Do início ao fim da apresentação, os artistas de Capanema declamaram poesia, expuseram livros, contaram histórias e representaram, como tantos outros que tiveram o privilégio de mostrarem seus talentos. O poeta José Raimundo, caracterizado de Severino, interpretou “Morte em vida Severina”, obra imortalizada de João Cabral de Melo Neto. A lenda da “Maria Cachorro”, contagiou o público que ouviu a interpretação da própria autora do conto poético, Cleni Guimarães. Ela também expôs seu livro “O Sapo que não lavava o pé”, obra já conhecida, mas que tem grande aceitação por parte do publico infantil.
A poesia esteve representada nas declamações dos integrantes da ACLA: Rosilda Dax, José Raimundo, Lourdes Oliveira, Paulo Vasconcellos, Elza Melo, Jorge Carvalho que lançou, -seu lançou seu livro “O homem do pote de fogo”, além de Madalena Oliveira, Samuel Alencar e Iracema Amorim.
Editado pela Gráfica Supercores (Belém-PA), o escritor Paulo Vasconcellos lançou oficialmente o livro “Inspirações Versatilizadas”, composto de contos, crônicas e pensamentos, que conta histórias que aconteceram em Capanema, tempos atrás. No mesmo evento, a feira Pan, a Academia de Letras lançou a antologia Imortalizando Pensamentos, com poesias de seus acadêmicos. Durante as apresentações da ACLA a escritora Eliana Barriga, contemplou o público e seus colegas da ACLA, com o forró em sua afinada sanfona.
Enfim, a literatura capanemense foi representada por esse grupo que desfraldou a bandeira do município, chamou a atenção de muita gente, notabilizou a poesia e transmitiu euforia em todos os momentos. Para divulgar ainda mais sua participação na feira, a ACLA se fez presente no estúdio da TV Cultura, durante o Programa Sem Censura Pará e na oportunidade foram divulgados os trabalhos literários e entregue a apresentadora Renata Ferreira, arte alusiva a Corpus Christi, construída pelo desenhista Alex Reis. As fotos desta matéria, certificam a participação da ACLA na19ª Feira Pan Amazônica do Livro, em 1 de junho de 2015.