Cinema francês entra em cartaz

Junho é o mês do Festival Varilux de Cinema Francês, evento em que o público brasileiro poderá assistir a produção cinematográfica francesa contemporânea em mais de 50 cidades. Em Belém, o festival será realizado de 10 a 21 de junho, no Cine Líbero Luxardo e Cine Estação das Docas. Para abertura do festival, que acontece hoje (9), na Estação das Docas, será exibido “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve. O filme abriu a edição deste ano do Festival de Cannes e traz para a tela o tema da delinquência juvenil. A sessão de abertura tem entrada gratuita.
O Varilux é o primeiro festival de cinema francês de abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural de várias cidades. Para Arnaud Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux (multinacional francesa fabricante das lentes multifocais Varilux), o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. Segundo o diretor do festival e da Bomfim, Christian Boudier, o Festival Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.
Segundo a diretora da Aliança Francesa de Belém, Myriam Mugica, o festival já se consolidou no calendário paraense como um dos mais importantes para os amantes da sétima arte. “Promover a disseminação do cinema francês, oportuniza o acesso à cultura francesa e rompe um pouco da distribuição massiva de produções norte-americanas”, completa Myriam.
A edição deste ano, que tem copatrocínio da Aliança Francesa, traz títulos inéditos como “Samba”, com Omar Sy e Charlotte Gainsbourg. Omar Cy é conhecido pelo sucesso de bilheteria “Intocáveis” e Charlotte Gainsbourg dispensa apresentações, pois é uma das atrizes preferidas de Lars Von Trier, tendo atuado em “Melancolia” e nos polêmicos “Anticristo” e “Ninfomaníaca”.
Na programação, a comédia “Que mal eu fiz a Deus?”, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery – A vida imita a arte”, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; e “Astérix e o domínio dos deuses”, animação em computação gráfica baseada no famoso personagem de histórias em quadrinhos. Há também “O diário de uma camareira”, com Léa Seydoux; o drama “O preço da fama”, que faz alusão à morte de Charles Chaplin; o policial “Na próxima, acerto no coração”; “Os olhos amarelos dos crocodilos”, com Julie Depardieu, Emmanuelle Béart e Patrick Bruel; “O que as mulheres querem”, com Isabelle Adjani; o tom de comédia sobre orientação sexual em “Beijei uma garota” e “Hipócrates”, vencedor do César 2015 de melhor ator coadjuvante para Reda Kateb.
O festival irá exibir ainda um grande clássico francês. O escolhido desta edição é “O homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d’Orléac.