FEIRA TRAZ LIVROS EM LÍNGUAS ORIGINAIS DE VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO


Buscando atravessar as fronteiras, a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro traz seis estandes de países diferentes: Alemanha, França, EUA, Inglaterra, Espanha e Japão estão sendo representados através de estandes com venda de livros nos idiomas originais e atividades que buscam a interação entre os expositores e visitantes.
“É uma novidade aqui, pouca gente conhece sobre literatura japonesa, as pessoas entram aqui e nós mostramos o nosso catálogo, contamos um pouco sobre como é produzida a literatura japonesa e as pessoas ficam interessadas”, conta Paola Araújo, responsável pelo estande da Estação Liberdade que está em sua primeira participação na Feira.
Tentando fazer com que o público se interesse mais, a Estação Liberdade buscou trazer livros dos mais variados temas com a intenção de divulgar o estande “Temos livros de culinária, política, cinema e culturais. Esse ano nós buscamos trazer mais romances, acreditamos ser o gênero que mais atrai o público”, conta Paola.
Os expositores estão dispostos a informar, não somente sobre a literatura do país, mas buscam oferecer informações sobre como sair do país por meio de intercâmbios e exames de proficiências, além de estar disponíveis para quem quiser apenas treinar os idiomas.
O músico Gesaias Lima, que estava participando da Feira pela primeira vez, acredita que o espaço ajuda a aprimorar os conhecimentos, além entrar em contato com cultura desses países. “Nós queremos sempre aumentar os nossos conhecimentos. Acredito que a gente sempre busca novas coisas, então também é uma forma de nos atualizar. O espaço também é importante para estabelecermos contatos com esses países”, explica.
Bernardo Gurbanov, responsável pelo estande da editora Letraviva especializada em livros em espanhol, participa há 12 anos na Feira e conta que o segredo para conseguir atenção do público é o atendimento. “Nosso atendimento é especializado. Todos os expositores falam espanhol, então procuramos conversar com os clientes, detectar quais as necessidades dele para oferecer o melhor produto a eles. Com isso, nós vamos construindo com os anos uma rede de relacionamentos com professores, estudantes e pessoas interessados na língua espanhola”, explica Bernardo.
O espaço de estandes internacionais encontra-se no primeiro corredor a direita, ao entrar no salão do Hangar. O funcionamento da Feira é no horário das 10h às 22h.
Texto: Mariana Silva
Foto: Anderson Silva
Ascom – Feira do Livro