Festival das Tribos fortalece o turismo em Juruti



A região turística do Tapajós, no Pará, é referência para importantes eventos culturais, a exemplo do Sairé, que acontece no mês de setembro na vila de Alter do Chão, no município de Santarém. Outra manifestação que atrai para a região anualmente um grande fluxo de turistas é o Festribal – Festival das Tribos de Juruti, que começa nesta quinta-feira e segue até o dia  3 de agosto com o tema "Duas Paixões, um só coração".
O Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade e se consolida a cada ano como uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. O palco das apresentações é o Tribódromo, onde as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista do título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival, que ocorre desde de 1995.
Todos os anos a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) concede apoio promocional e de divulgação ao Festival das Tribos de Juruti, que este ano chega a sua 20ª edição, tendo em vista ser o evento considerado um importante atrativo turístico na região do Tapajós, onde também se destacam, neste sentido, os municípios de Santarém, Belterra, Oriximiná, Itaituba e Óbidos, entre outros.
O Festribal, que é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Juruti, também faz parte da Incubadora de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que durante o evento realiza na cidade uma visita técnica com objetivo de melhorar a performance do evento enquanto atrativo turístico. A ação é coordenada pelo Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica Institucional (NATI) e pela Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT), da Setur. A equipe vai conhecer os empreendimentos e pontos turísticos, participar da programação oficial e também de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura para uma análise técnica do evento buscando a sua profissionalização e contribuições que possam aumentar o fluxo turístico, bem como o tempo de permanência dos turistas durante a realização do Festival.
Atualmente, nove programações são acompanhadas pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Festival do Miriti, em Abaetetuba; Festival Junino do Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas; Festival do Camarão, em Muaná; Festival das Tribos Indígenas, em Juruti; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; e Marujada, em Bragança.
Conheça Juruti
Localização: Região Turística do Tapajós, mesorregião do Baixo Amazonas e microrregião de Óbidos.
Distância de Belém: 848 km.
Acesso: Por avião - diversas companhias aéreas e algumas linhas de Táxi Aéreo fazem vôos regulares para Juruti - e de navio - partindo do porto de Santarém, saem barcos diariamente em vários horários. Entre as empresas que fazem o transporte fluvial está a Viação Tapajós (www.viacaotapajos.com.br) Os preços das passagens variam de R$ 73 a R$ 75.
Conheça Juruti: Juruti é uma cidade pequena, bastante acolhedora e conserva todas as características dos municípios da região do Baixo Amazonas. Foi uma aldeia dos índios Munduruku, fundada, segundo Ferreira Pena, em 1818, e submetida à administração de um missionário com poderes paroquiais. Na sua história um fato incomum: por duas vezes perdeu a condição de município. O primeiro ato de criação data de 9 de abril de 1885; 15 anos depois, em 3 de abril de 1900, por questões políticas, Juruti perdeu a autonomia municipal e seu território foi anexado a Óbidos e Faro. Voltou a ser município em 3 de abril de 1913, pela Lei 1.295, assim permanecendo até o advento do Decreto estadual nº 6, de 4 de novembro de 1930, quando ocorreu nova supressão, ficando seu território sob a administração direta do Estado. Em 3 de maio de 1935, Juruti voltou a ter autonomia, mas somente em 31 de março de 1938, pela Lei 2.972, constitui-se o município com seus limites geográficos atuais.
Turismo: Entre os atrativos de Juruti podemos citar:
Lago Grande do Salé - A dez minutos da cidade, de carro ou de moto, o visitante vai encontrar com uma das mais exóticas paisagens de Juruti, o balneário da Ponte, igarapé de águas límpidas e geladas, e ainda pode contar com o serviço de restaurante, além de poder se deleitar com a natureza exuberante.
Lago do Jará - Um dos mais populares balneários da cidade, é formado pelo lago do Jará. Seus segredos e lendas encantam os visitantes e o passeio de canoa é um dos destaques, especialmente no final da tarde.
Praia do formigão (Juruti Velho) - Localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de cinco horas de barco, ela surge no período de seca do rio, formando imensas pontas de areia que se estendem até o meio do lago.
Benigna  Soares
Secretaria de Estado de Turismo do Pará