Crônica da Atualidade - Por Paulo Vasconcellos





Um sonho de um menino

A criança quando começa a aprender as primeiras palavras já demonstra sua aptidão pra qualquer que seja o tipo de brincadeiras ou mesmo tendências para o que quer ser no futuro. O cantor Chico da Silva em uma de suas músicas diz que “Sonho de menino é crescer e ganhar o mundo”, baseando-se nos procedimentos das crianças, sobretudo em suas desenvolturas.
Publiquei matéria sobre um menino mineiro de apenas 3 anos que tem como sonho ser Gari e trabalhar no serviço de limpeza pública de sua cidade. Geralmente o sonho da maioria é ser doutor ou outra profissão que dê status, mas o pequeno Pedro Camargos Siva (foto), que é chamado de “amigão” pelos garis, sonha em ser um trabalhador de uma profissão que está cada vez mais escassa no país. Achei bastante interessante a história do mineirinho e ao me basear no índice de desemprego que bate recordes no Brasil , seria muito bom se as pessoas que estão disponíveis para o mercado de trabalho, deixassem parte do egoísmo de lado e buscassem alternativas laborais capazes de amenizarem situações, pois a rentabilidade de qualquer tipo de trabalho deve ser honrada.
O exemplo do menino que quer ser Gari quando crescer é a prova maior de que trabalho existe em disponibilidade, entretanto falta mão de obra, pelo simples fato de que o status não pode ter sua sequência interrompida por opções que não sejam elitizadas, por exemplo. Acrescento a tudo isso que escrevi, palavras de entusiasmo para os que estão desempregados e precisam de fonte de renda para a própria sobrevivência. Em tempo que se fala em crise, trabalhar é a melhor pedida para quem é perseverante e precisa se sustentar.

Que Deus seja louvado.