Missão de um literato em sua Academia




Desde o dia 15 de maio de 2015, faço parte do corpo acadêmico da Litteraria Academiae Lima Barreto, indicado para tal missão, sendo titular da Cadeira nº15, como representante da Região Norte do Brasil, diplomado e registrado por aquela entidade de classe da literatura brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro.
Em junho deste ano, tive o privilégio de celebrar com meus pares da Academia Capanemense de Letras e Artes a certificação da minha inclusão na LALB, motivo de imensa satisfação para mim. Divido  com meus confrades de Capanema a alegria de fazer parte de um seleto grupo que faz cultura com amor e dedicação, escrevendo tantas linhas compostas de palavras que confortam seus próprios caprichos à serviço da arte.
Reproduzo texto que traduz a missão da Litteraria Academiae Lima Barreto, assinado pelo presidente Luis Carlos Martins, que retrata a responsabilidade cultural da entidade com os poetas, escritores e cronistas. Também estão inseridas fotos da Sessão Solene realizada pela ACLA, quando recebi a graduação referente a titularidade na Cadeira nº15 da LALB.







Nossa missão - O 1º Colegiado de Escritores Brasileiros foi fundado e é administrado por escritores comprometidos com os valores mais fundamentais da Nação Brasileira. Nossos Acadêmicos têm pública e constante atuação na defesa irrestrita da nossa Cultura. Para nós, Membros da Litteraria Academiae Lima Barreto, sustentar tal estandarte é uma questão de honra e necessidade vital.
Uma grande nação se sustenta sobre valores intocáveis. Seus símbolos, mitos e tradições lhe conferem autonomia cultural e é a partir dessa autonomia que os cidadãos constroem sua identidade. 'Importar valores' por pura questão de modismo, é como que algemar o cérebro, oferecendo-o gratuitamente ao tronco dos miseráveis. Nossa missão é fazer com que nosso o povo deixe de ser mero consumidor de excrescências e opte por um destino mais nobre.
Isso não quer dizer, entretanto, que devemos nos fechar para o mundo, ao contrário, copiar o que é bom, saudável e nobre de outras culturas, só faz engrandecer a nação. O que contestamos é a “importação e consequente assimilação e reprodução da futilidade cultural".

Uma missão em 3 pontos
1 – Identificar, catalogar e promover literatos brasileiros – escritores, poetas, cronistas, romancistas, cordelistas etc. – profissionais ou não, cujas obras tenham relevante qualidade literária e que estejam verdadeiramente comprometidas com a nossa cultura e nossa nacionalidade, credenciando-os como Acadêmicos de fato e de direito;

2 – Garantir ao Acadêmicos nossos espaços midiáticos para divulgação da sua imagem como escritor, associando suas imagens às imagens de valor e qualidade indispensáveis à sua promoção profissional;

3 – Preservar, apoiar e incentivar – sem ufanismo – as expressões mais puras da autêntica cultura brasileira, reagindo, com vigor, contra qualquer insinuação que tenha por objetivo claro e declarado desvalorizar-nos enquanto nação”.

Luiz Carlos Martins
Presidente da Mesa Diretora do 1º Colegiado de Escritores Brasileiro

da Litteraria Academiae Lima Barreto