O encanto da orquestra



A abertura do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, na noite da última sexta-feira, 7, encantou o público e trouxe atrações especiais. Os 62 instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) foram regidos pelo maestro paulista Mauro Wrona, que atua como diretor artístico do festival. Além disso, o concerto reuniu duas cantoras líricas já conhecidas do público paraense: a mezzo-soprano Denise de Freitas e a soprano Eliane Coelho, consideradas duas das mais expressivas cantoras do gênero do País. Ambas já participaram da ópera “Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi, no XII Festival de Ópera, em 2013.
Além dos espetáculos, o festival tem uma intensa programação paralela de palestras e masterclasses, e acessível ao público. Amanhã (11), às 18h30, o maestro Miguel Campos Neto, da OSTP, ministra a palestra “A Regência Operística”, que faz parte da programação do Festival e tem entrada gratuita e aberta aos interessados que podem acompanhar o evento no Theatro da Paz.
“Apesar do título, a palestra não se resume somente sobre as peculiaridades da regência operística, pois vou abordar vários pontos, como as particularidades da regência operísticas, a importância dessa regência dentro de um aspecto total, como ela se compara e como é importante para os maestros. Vou abordar também o que os maestros do passado achavam sobre a vida no fosso onde se localizam as orquestras, o que é estar ali e viver nesse local”, contou Miguel.