Palestra debate história musical

Ó de Almeida faz reflexão sobre passado musical de Belém, que está relacionado diretamento ao centenário Conservatório Carlos Gomes
“A Música em Belém no Período Inaugural do Conservatório Carlos Gomes” é o tema da palestra que será ministrada pelo cantor lírico paraense João Augusto Ó de Almeida, hoje (26), às 18 horas, na sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), em Belém. O evento faz parte da programação paralela do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.
A palestra faz um balanço sobre o passado musical da capital paraense no período que antecede a criação do Conservatório. “Nosso passado musical é muito rico e a ideia da palestra é contribuir para uma reflexão sobre esse período que antecede a inauguração do Conservatório, além dos fatores que convergiram e favoreceram a criação do Instituto Carlos Gomes. Nada melhor do que falar sobre esse assunto no ano em que o Conservatório completa 120 anos”, declarou João Augusto.
Segundo Ó de Almeida, a intenção é divulgar ainda mais a história musical do Pará e a importância do IECG. “Existe o trabalho monumental do musicólogo paraense Vicente Sales, mas é basicamente um trabalho solitário, pois não é muito difundido. O passado musical de Belém é muito rico, mas precisa ser divulgado, por isso vou levar um pouquinho da pesquisa que fiz para o doutorado e compartilhar com o público presente na palestra. A intenção é contribuir para uma reflexão sobre o passado musical de Belém”, completou o palestrante.