Fundação Cultural lança edital literário

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Leitura e Informação, lança mais um edital que compõe o Programa Seiva. Dessa vez o foco é a literatura, com o Prêmio Literário Dalcídio Jurandir. Serão agraciadas até 15 obras literárias inéditas escritas em Língua Portuguesa, no ano de 2015, nas categorias romance, dramaturgia, conto, crônica, ensaio, poesia, literatura infanto-juvenil e memorialística. O objetivo da seleção é incentivar, valorizar e dar visibilidade às atividades literárias desenvolvidas nas diferentes regiões do território brasileiro, em especial no território paraense.
Cada uma das categorias seguintes receberá duas premiações: poesia, romance, conto, crônica, dramaturgia, literatura infanto-juvenil e ensaio. Para Memorialística, uma premiação apenas. As obras selecionadas serão publicadas em formato de livro, com tiragem de 600 exemplares para cada título. Além da publicação da obra, cada vencedor fará jus a uma premiação pecuniária no valor de 2 mil reais para as categorias poesia, conto, crônica, dramaturgia, literatura infanto-juvenil, memorialística e ensaio, e de 3 mil reais para a categoria romance, dos quais será retido na fonte o valor do imposto de renda, de acordo com a legislação vigente.
Para se inscrever os candidatos deverão entregar na sede da Fundação o formulário de inscrição preenchido, que está disponível na sede e no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br), cópia do RG e CPF, exemplares dos originais da obra literária, sendo dois encadernados e um em suporte digital (CD ou Pen Drive em formato Word). Para todas as categorias, as obras inscritas devem ter o limite mínimo de 30 páginas e máximo de 200 páginas.