Guardas abrem festival

O III Festival Música das Américas reúne bandas tradicionais, como a Maestro Vale, de Vigia (foto acima), e a da Guarda Municipal de Belém (ao lado), que vai abrir a maratona de concertos hoje, com um repertório de canções militares ao carimbó
A banda da Guarda Municipal de Belém abre hoje a programação do III Festival Música das Américas, às 14 horas, com um concerto no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur. O evento também será realizado em outros dois espaços culturais de Belém, com concertos na Sala Etore Bosio (IECG) e no Coliseu das Artes, no Espaço Cultural São José Liberto, na Praça Amazonas. Criada em 1992, a banda da Guarda Municipal possui 42 integrantes e tem como regente titular o maestro e inspetor Eduardo Lima, que também é músico da Amazônia Jazz Band. O grupo é uma referência entre as bandas de música da cidade e se destaca pelo repertório eclético, que inclui desde canções militares e até mesmo o carimbó. Neste primeiro dia do festival, a partir das 18 horas, na Sala Ettore Bosio, também haverá apresentações de grupos de saxofone e trombone do Instituto Estadual Carlos Gomes.
A primeira noite do festival ainda terá os concertos da Banda de Música Rodrigues dos santos, de São Caetano de Odivelas, e da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (BSFCG), respectivamente às 20 horas e às 21 horas, também no Margarida Schivasappa. A Banda da FCG ensaia desde o início do semestre para participar do Festival. “Nosso concerto contará com composições orginalmente concebidas para Banda Sinfônica (como obras de Philip Esparke, Gustav Holst) e arranjos de obras concebidas para piano ou para orquestra (Villa-Lobos, Camargo Guarnieri)”, revela Amilcar Gomes, regente titular da BSFCG.
Criada em 1998, a Banda da FCG renovou seu grupo musical com a realização de audições seletivas e atualmente se apresenta com 60 instrumentistas. No concerto, a BSFCG fará uma homenagem aos 120 anos da Fundação Carlos Gomes, completados em 2015. “Vamos abrir o concerto com a protofonia da ópera ‘O Guarani’, do maestro Antônio Carlos Gomes, com transcrição para Banda Sinfônica”. A apresentação terá ainda a participação dos maestros Marcelo Jardim (RJ) e Markus Mauderer (ALE), além do Unirio Quinteto formado pelos músicos de sopro Nailson Simões, Maico Lopes, Adalto Soares, João Luiz Areias e Albert Khattar.