TER Comemora Formatura do Eleitor Alfabetizado


Cerca de 600 eleitores alfabetizados do Pará vão receber seus diplomas de conclusão de curso, sua formatura, portanto. São pessoas humildes que ganharam condições mais dignas de vida e mais cidadania. São lavradores, carroceiros, sorveteiros, vendedores ambulantes, pedreiros, donas de casa, costureiras, etc, que saíram da condição de analfabetos para a de alfabetizados, no sentido inicial desse termo, mas não deixa de ter dignidade nesse processo.
O Programa Eleitor Alfabetizado é pioneiro na Justiça Eleitoral e foi inteiramente criado pelo TRE do Pará. Recebeu apoio da Associação Alfabetização Solidária (Alfasol) e deu frutos. Vários tribunais querem o programa. Nós temos um quadro alto de eleitores analfabetos, como de resto todo o Brasil. Não é privilégio do Pará, mas tem uma ação social do TRE para reverter esse quadro, que se recebesse outros apoios poderia ir mais longe.
Mas por enquanto é que temos e muito bom para uma primeira turma. Já houve certificação de formandos em Augusto Corrêa, Garrafão do Norte e Viseu. Nesta sexta-feira, 12, foi a vez de mais três municípios: Capanema, Peixe Boi e Tomé-Açu. Vai ter mais em Acará, Goianésia do Pará, Dom Eliseu e Ipixuna do Pará. As datas vão até o dia 17. O presidente do TRE, desembargador João Maroja, esteve nestes três municípios no dia 12.


Fonte: Ascom TRE-PA
Texto: Lázaro Araújo

Nenhum comentário