LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcellos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.


Lula diz que país terá 3,8 mil novas ambulâncias até o fim do ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nesta segunda-feira (29) o compromisso de entregar 3,8 mil ambulâncias até o final deste ano. Os veículos, segundo ele, vão beneficiar 165 milhões de pessoas em 4 mil municípios. Atualmente, 1.234 cidades contam com o serviço, que atende 130 milhões de pessoas.


'Algumas [ambulâncias] vão estar tão bem equipadas que, se um cidadão passar mal, o primeiro exame, por exemplo, cardíaco, será feito na ambulância e será passado diretamente para um hospital especialista para dar um diagnóstico imediatamente. Isso vai salvar muitas vidas no Brasil', disse, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Na semana passada, 650 veículos foram entregues. O custo, de acordo com o Ministério da Saúde, foi de R$ 75,8 milhões. Segundo a pasta, estados e municípios vão receber R$ 97,5 milhões por ano para a manutenção do serviço. Atualmente, 1.488 ambulâncias estão em uso em todo o país.

Lula lembrou que as ambulâncias vão se somar a 500 Upas (unidades de pronto-atendimento) também prometidas pelo governo federal. A expectativa é que o atendiemento seja feito 24 horas por dias com leito hospitalar garantido. 'Vamos aperfeiçoar e muito o sistema de atendimento ao povo brasileiro', afirmou o presidente.

Fonte: Diário do Pará 
_________________xx____________________xx___________________
  Defeso tira caranguejo do cardápio da Semana Santa
Quem pensou em ter caranguejo na mesa durante a Semana Santa, vai ter que mudar o cardápio. O crustáceo entrou no período de defeso, quando ele fica protegido dentro dos manguezais para garantir a reprodução da espécie, e não poderá ser capturado para a venda, desde esta quarta (31) até a segunda-feira (5).
Esta é a quinta vez no ano em que o caranguejo entra em defeso o que resultou, segundo informou a  assessoria de imprensa da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), na devolução de mais de 10 mil animais ao mangue, durante operações de fiscalizações. Uma outra parte dos animais foi doada para instituições filantrópicas.

Participaram das ações, técnicos da Sema, da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária), do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e Polícias Ambiental e Militar dos municípios fiscalizados. O defeso é previsto na resolução publicada em janeiro de 2010 no Diário Oficial do Estado. 
Conforme a bióloga Solange Luz, o período de proibição garante, inclusive, a sobrevivência de quem depende da captura do animal. 'O defeso protege o futuro do caranguejo e as gerações futuras de pescadores', disse.
Outros animais proibidos - Além do caranguejo, os silvestres criados em cativeiro e os peixes das espécies como mero, pirarucu e tambaqui, também estão em defeso.

Fonte: Redação Portal ORM
_________________xx____________________xx___________________

Especialista defende campanha para prevenir vício em internet
Ferramenta de comunicação e lazer, a internet pode viciar e comprometer aspectos da vida social do indivíduo. No Hospital das Clínicas de São Paulo, o Centro de Estudos de Dependência da Internet já atendeu 200 pessoas em três anos de funcionamento. O perfil dos dependentes não se resume a crianças e adolescentes: adultos e idosos preferem, cada vez mais, optar por uma vida virtual à real.
'Ao contrário do álcool e das drogas, por exemplo, não há nenhuma campanha de prevenção e controle ao uso da internet. As pessoas não fazem ideia do perigo', explicou o psicólogo Cristiano Nabuco, responsável pelo centro.

O especialista alerta que a dependência de internet é um problema de saúde pública e defende a necessidade de investimento em campanhas educativas com orientações sobre o uso da web.

'Uma campanha para prevenir o vício em internet é necessária. Com a inclusão digital, o número de dependentes tende a explodir em pouco tempo', alertou. Ele explicou que todos estão sujeitos ao vício digital. 'Atinge independentemente de idade e classe social. Tive uma paciente de 45 anos que acordava todos os dias às 4h30 para colher morangos de um jogo virtual. Outro, um adolescente de 13 anos, não levantava do computador nem para ir ao banheiro.'

Segundo Nabuco, o vício não se resume aos jogos: programas de conversas instantâneas, websites e redes sociais também podem viciar. 'A internet é conhecida entre as pessoas como forma de lazer e é usada para atividades escolares. É aí que mora o perigo, pois a sociedade acha o seu uso absolutamente normal.'
Abdicar de atividades com a família para ficar em frente ao computador ou perder o controle do tempo e ficar horas online podem ser sintomas da dependência.

'Passei minha adolescência toda ligada em jogos na internet', disse o estudante Ariel Lourenço dos Santos, que já chegou a ficar mais de 12 horas seguidas online. Para ele, o passatempo nunca foi encarado como um vício. 'Você nunca acha que é viciado, embora deixe de fazer outras coisas.'

A vida de Santos mudou quando ele entrou na faculdade de Economia e passou a namorar. 'Agora tenho mais atividades e não tenho tempo para ficar na internet', disse.Para o psicólogo, a chave para se livrar da dependência é reconhecer que o tempo na frente do computador é excessivo. 'Ninguém come ou faz ginástica o dia inteiro. O importante é balancear e colocar um tempo para internet semelhante ao de outras atividades', afirmou Nabuco.


Fonte: Agência Brasil
_________________xx____________________xx___________________ 
Morre o jornalista e comentarista Armando Nogueira
O ex-diretor da Central Globo de Jornalismo e comentarista esportivo Armando Nogueira, de 83 anos, morreu nesta segunda-feira (29), em seu apartamento, na Lagoa, na Zona Sul do Rio.
Ele sofria de câncer no cérebro. Ele estava muito doente desde 2007, quando descobriu a doença.

Biografia
Torcedor apaixonado pelo Botafogo, em especial, de futebol, acompanhou diversas Copas do Mundo a partir de 1954 e dos Jogos Olímpicos, a partir de 1980.




Armando nasceu no Acre e foi para o Rio de Janeiro com 17 anos, onde se formou em direito. A carreira de jornalista começou em 1950, no jornal Diário Carioca, onde foi repórter, redator e colunista. Ao longo dos 60 anos de carreira, passou também pela Revista Manchete, O Cruzeiro, Jornal do Brasil.

O jornalista trabalhou ainda na Rede Bandeirantes, e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.

Fonte: G1

Nenhum comentário