TOQUE DE PRIMEIRA - Esporte em Ação

Edição: Paulo Henrique (PH)


Caros Leitores
Estou postando cometários dessas "Feras" do esporte, sobretudo do futebol, para que vocês  acompanhem raciocínios diferentes e ampliem seus conhecimentos. Leiam e comentem.
                                           
                                      Zico na Rede
Por: Deni Menesez (Rádio Globo-RJ)                                                         
documentário produzido por Paulo Roscio, da Business Television, vai concorrer ao primeiro turno do Grande Prêmio Vivo, o mais importante do cinema brasileiro. 200 cineastas, sócios da Academia Brasileira de Cinema, vão escolher os melhores. Aliás, ontem, dia 3, Zico fez 57 anos, muito bem vividos. Parabéns!
Durante muitos anos o repórter Deni Menezes acompanhou a carreira de Zico o “Galinho de  Quintino”, um dos maiores craques do Flamengo e da Seleção Brasileira. O Blog do Deni está começando a destacar as principais notícias do esporte carioca e nacional.
______________________xx________________________________xx___________________

                                                             Sinal de alerta


Por: Juca Kifoure
A Fifa pressionou e a CBF cobrou as 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Ninguém começou obra para valer em lugar algum.
A Fifa não quer que se repita o sufoco que está passando a 100 dias da abertura da Copa de 2010, na África do Sul.
E os Estados Unidos já avisaram que estão prontinhos para receber o mundo do futebol em 2014, se for necessário.
Claro que eles adorariam se vingar da derrota de Chicago para o Rio, na disputa pelos Jogos Olímpicos-2016.
E claro, também, seria uma vergonha sem tamanho para o Brasil.
Razão pela qual, a CBF já ensaia fazer aquilo que o COB fez em relação ao Pan-2007: faca no peito do governo federal, para que a viúva pague a conta.
Começou mais cedo do que se esperava.
______________________xx________________________________xx___________________

 A bola fora do ídolo Marcos

Por: Neto (Comentarista da BAND) 
          
O Palmeiras perdeu para o Santo André e o goleiro Marcos foi muito mal nas declarações no intervalo. Ele disse que a torcida alviverde vai ficar aliviada com sua aposentadoria no final do ano. Grande besteira, né? Soa até como ingratidão! Que o Marcão é um baita ídolo, um excelente sujeito, bom pai e amigo, todo mundo sabe. Mas o que ele tem de diferente de outros jogadores no quesito técnico? Nada! Porque a torcida pode vaiar o Diego Souza e não o Marcos? Se ele erra os palmeirenses tem todo o direito de vaiar. Isso faz parte do esporte. Quer dizer, quando vence tudo está muito bem. Quando perde apela e diz que vai pendurar as luvas. O que é isso, pô? Pra mim o Marcão pisou feio na bola... quer dizer, nas palavras.
          Não querendo comparar (até porque comparação com esse goleiro campeão mundial não existe), mas só para exemplificar, quando decidi parar peguei minha chuteira e joguei longe. Não queria mais saber de futebol. Esse talvez seja o grande problema do jogador brasileiro. Dificilmente o cara entende a hora de encerrar a carreira.
______________________xx________________________________xx___________________

Por: Alex.Escobar (Rede Globo)

Pelo que disse ontem, Dunga não tem mesmo intenção de levar o Ronaldinho Gaúcho para a copa. Ou pelo menos não o garantiu na competição. Ou mais ainda, não tem entusiasmo com essa possibilidade.
E eu concordo com ele. O Ronaldinho da seleção não me provoca admiração. Ao vestir a camisa amarela, ele parece encolher, se intimida, entristece.
Concordo com todos os indignados que escreverão por aqui, quando dizem que ele tem jogado muito pelo Milan. Que o Gauchinho seria uma ótima opção para o Dunga, que ele pode mudar um jogo.
E essa é a questão. Eu o levaria, a principio, no banco. O provocaria a me mostrar que poderia entrar no time, o cobraria muito nos treinamentos, tentaria convencê-lo a jogar bola na seleça.
Mas será que o Ronaldinho aceitaria isso? Será que ele mostrou o comprometimento tão cobrado pelo Dunga quando esteve com o grupo? Será que o Dunga não tem lá suas razões?
O Dunga é chato demais, é magoado demais, tem carisma de menos, mas prestou um serviço para a seleção. Com ele no comando, pra vestir a amarelinha, tem que ralar, tem que trabalhar sorrindo e orgulhoso.
Pra encerrar, tem mais gente que parece não curtir muito esse negócio de amarelinha e copa do mundo. Que tal o Adriano? Alguém avisou a ele que tinha jogo ontem? Que ele estava em campo? Foi mais uma vez figura apagada e melancólica na seleção.
Por coerência, se o Ronaldinho não for para a copa pelos motivos apresentados acima, o Adriano também não deve ir.
______________________xx________________________________xx___________________

Dunga e o Corinthians-2010: campeões ou fracassados. Ah, como é fácil ser cronista esportivo!


Por: Milton Neves (Apresentador da BAND)

Posso até falar de cadeira, pois no Terceiro Tempo da TV e do rádio, desde 1982, nunca errei um resultado de jogo…depois do jogo!!!
É o mesmo que ocorrerá depois da conclusão destes dois eventos esportivos tão importantes de 2010.
São eles: a Copa da África do Sul – obviamente o mais importante – e a Copa Santander Libertadores.
Não é difícil prever, mas não basta “avisar” desde já.
Se o Dunga for campeão do mundo com seus operários nota 5, sem os engenheiros nota 9, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, será chamado de pragmático, coerente, vencedor, solidário aos seus guerreiros e vitorioso por ter sido fiel a quem do lado dele ficou “na época do osso”.
Mas, se perder – o que é mais provável, já que são oito as seleções favoritas – será chamado de burro, teimoso – como já está sendo – de Lazaroni piorado e de treinador biônico que, por sinal, já deixou de ser há tempos.
É o mesmo caso de Andrés Sanches no Corinthians.
Se ganhar a Libertadores, livrando a nação corintiana dessa obsessão, será chamado de maior presidente da história do clube e grande visionário ao gastar muito, mas com os homens certos, experientes e famosos que ele levou ao Parque São Jorge a peso de ouro.
Enfim, teria sido o título conquistado pela experiência de Ronaldo, Roberto Carlos, Tcheco, Chicão, William, etc.
“Afinal, não se ganha Libertadores sem jogador malandro, esperto e experiente”, é a manchete já prontinha, prontinha.
Mas, se não ganhar a Libertadores, Andrés “estará morto” por ter gasto uma fortuna com jogadores velhos, superados, ricos, enganadores, dignos de masters e do showbol e que não se ganha Libertadores sem a gana dos que realmente amam o clube e que pensam em subir na vida.
Dessa forma que penso e imagino, os Terceiros Tempos da imprensa esportiva brasileira já estão prontos, falados, escritos, decorados e desde já ilustrados com o execrável, manjado e eterno “eu não falei?”.
Em resumo: Dunga e Andrés terão o céu ou o inferno. Serão heróis ou vilões em 2010.
E você, o que acha? Qual é o seu Terceiro Tempo para o Corinthians e para a Seleção? Dunga ganhou ou perdeu? E o Timão, foi feito na Libertadores de craques experientes e brilhantes ou o Corinthians em 2010 virou o Real, o “Real Matismo”?

Nenhum comentário