CRÔNICA DA SEMANA - Por Hugo Antonio Ferrari
RIQUEZA BRASILEIRA PARA TODOS
Por Hugo Antônio Ferrari
A Câmara Federal acaba de aprovar por ampla maioria de votos, a Emenda dos deputados Ibsen Pinheiro e Humberto Souto que prevê a distribuição dos “royalties” da exploração do petróleo entre todos os Estados e Municípios, segundo as regras dos Fundos de Participação.
O Governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral - que até chorou de tanto egoísmo - por não desejar dividir os frutos das jazidas pretolíferas do “Pré Sal” com o resto do Brasil.
Quer tudo para o seu Estado! E os outros, como ficarão? Afinal, as riquezas estão no Brasil, devendo ser compartilhadas com todos os brasileiros. Muito patriótica a nova ordem de divisão do pão, onde todos merecem comê-lo.
O que estava acontecendo, era uma constante involução, apesar de vivermos num País de reconhecida potencialidade econômica, nossa população vinha sendo brutalmente prejudicada anos seguidos sem nada receber. Poucos eram os privilegiados, em detrimento de uma maioria sem oportunidades.
Municípios detentores de grandes riquezas oriundas de suas reservas, ainda se sobrepõem aos mais pobres por estarem excluídos, até então, em razão da velha regra que somente agora está sendo mudada, a espera da aprovação no Senado e, posteriormente, a sanção presidencial.
Mesmo assim, fortes interesses estão apostando fundo no veto desse projeto. Se o fizer, o Presidente Lula estará cometendo tamanha injustiça contra o restante da Nação.
O Brasil precisa deixar de ser injusto para com os seus filhos. Todos devem ser tratados igualitariamente, a fim de que as nossas riquezas ajudem o nosso melhor desenvolvimento, garantindo assim uma nova qualidade de vida, sobretudo, para os mais necessitados.
Vamos, agora, esperar por um novo tempo, a fim de que os brasileiros façam jus a tudo aquilo que a natureza nos propiciou através das nossas riquezas. Somente dessa forma, o Brasil passara a ser “um País de todos”. Como está, continua sendo de poucos!
HUGO ANTÔNIO FERRARI
Post a Comment