COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique


Eobeanos querem finalização da obra 
        A luta incessante da direção da Escola Oliveira Brito (EEOB) que se junta com a comunidade escolar, já se tornou rotineira por clamores para que as obras de reforma da escola sejam concluídas. O diretor Inaldiran Cunha faz verdadeira via crucis ao se dirigir a Belém e na sede da SEDUC, reivindicar para que o sofrimento de todos seja amenizado. De acordo com declarações do diretor à TV Amazônia, dos mil e seiscentos alunos que foram matriculados em 2009, seiscentos deles não fazem mais parte do plantel eobeano, porque  as condições precárias do prédio alugado, contribuem para o afastamento do alunado. 
       É lamentável a situação, mas ainda não foram definidas as regras para a conclusão das obras e isso está causando vários transtornos. A Escola EOB, representa na planta, um magnífico complexo educacional que já deveria estar servindo a comunidade. Por essas e outras razões, entidades não governamentais que representam a sociedade civil, estão se manifestando em formações de fileiras para as tentativas de que as obras recebam o tratamento que bem merecem. 

AMOCAP abraça a causa

       Entidade que estava com suas atividades paralisadas, ressurge com intenções de sensibilizar todas as camadas sociais para que juntem forças em favor da continuidade da reforma da Escola Oliveira Brito. Semana passada a AMOCAP entregou nota à imprensa capanemense, enfatizando suas intenções. Eis o teor da nota:  
       A reforma do EOB vem a quatro anos se arrastando, e até agora, esta obra continua parada, prejudicando a educação da juventude de Capanema. 
       A Associação dos amigos de Capanema pede a união das instituições legalmente constituídas, inclusive a dos Comunicadores, como também dos homens de boa vontade, na defesa da reforma do EOB! Em prol da Educação dos jovens de Capane

 Art. 205 da Constituição Federal de 1998.
 Diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. 
Audiência pública terá Campus da UFPA como tema 
O colunista recebeu por email mensagem de Emanoel Oliveira, que faz parte da assessoria do prefeito Eslon Martins, informando que acontecerá no próximo dia 30 deste mês, audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Capanema, para tratar assuntos referentes ao Campus da UFPA, tais como: Funcionamento do Campus, Vestibular 2010 e cursos ofertados. A Audiência contará com as presenças de autoridades,  representantes de classes e o povo em geral, especialmente estudantes e professores. Estão sendo convidados tambem os secretários municipais, que compõe o governo Eslon Martins, alem do Magnífico Reitor Carlos Maneschy  e Pró-Reitores da Universidade. A audiência está prevista para acontecer no horário de 9 as 13 horas. Esse encontro é de grande importância para que a população seja conhecedora dos avanços que estão sendo dados pela UFPA, que tem consolidada sua atividade em Capanema, servindo tambem toda a Região.
 
UEPA não chegou
        Por várias vezes houve manifestações dos capanemenses pedindo a implantação de um Núcleo da UEPA- Universidade do Estado do Pará, mas até agora nada foi concretizado. O colunista se reporta a citações anteriores e lembra que no final do ano de 2008 a governadora Ana Júlia esteve em Capanema e prometeu a implantação, logo no inicio de 2009. Se prevalecer a indicação de que promessa é dívida, Ana Júlia está devendo essa para Capanema. somadas as dívidas, podemos chegar a conclusão de que elas caminham para a relação das “impagáveis”, uma vez, que tambem em 2008, em encontro político na Praça da Matriz, a governadora anunciou investimentos de verbas na casa de R$ 8,6 milhões e esse dinheiro nunca chegou por aqui.
 
Mais promessas
        Na última terça-feira (16), em entrevista a Rádio Educativa de Capanema, a governadora do Estado, em alto e bom som, disse: “sou governadora dos 143 municípios e não olho a cor partidária do prefeito”. Continuando a falar sobre obras e realizações, Ana Júlia garantiu que o município de Capanema será contemplado com uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que é também denominada de unidade de médio risco ou unidade semi-intensiva e destina-se ao atendimento do recém-nascido considerado de médio risco nas seguintes condições:
- Transferência da unidade de terapia intensiva nas primeiras 24 horas; - Observação nas primeiras 72 horas de vida dos pacientes com peso entre, 1 quilo e meio a 2 quilos, desde que não apresentem algum tipo de emergência; - Presença de desconforto respiratório leve; - Necessidade de venóclise * para infusão de glicose, eletrólitos, antibióticos; - Fototerapia; - Prematuros em fase de ganho de peso que não passaram pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); - Outras situações, conforme a rotina de cada serviço.

 Reforços para a agricultura

     Na mesma entrevista, Ana Júlia comentou sobre a representatividade de Capanema como grande produtor de feijão caupi da Região Nordeste do Pará, fortalecendo a agricultura familiar com geração de empregos e renda. Ao se referir as estradas vicinais, a governadora falou que está destinando máquinas e implementos para Capanema e o município vai receber dentro de poucos dias, uma patrol, um trator com rodas de borracha, uma pá mecânica e uma caçamba basculante. Inclusive, a governadora adiantou que seu governo estará dando total atenção para concluir obras do PAC na Região. São promessas feitas publicamente, que se não forem cumpridas o povo terá todo o direito de cobrar. Vamos aguardar! 

   Água Para Todos
Recapitulando as outras inserções de notícias sobre esse assunto, eis que volta à pauta, pois, os petistas se reuniram para comemorar 30 anos de existência do partido e em determinada ocasião o assunto sobre o programa “Água para Todos” foi ventilado e em entrevista a rádio Educativa, o ex presidente do PT em Capanema, Mário Brandão, disse que as obras vão ser retomadas em Capanema. Recentemente a governadora Ana Júlia nomeou outro Secretário de Desenvolvimento e Urbanismo, sendo que de acordo com Brandão, o programa “Água para Todos”, será inserido na pauta de realizações da SEDURB.

Grande Produtor
     A Região Nordeste do Estado do Pará sempre se destacou por estar no topo da produtividade, principalmente em se tratando da agricultura familiar e o feijão Caupi é um dos responsáveis por várias conquistas. O município de Capanema já foi o maior produtor e mantem sua força, pois conta com várias frentes que desenvolve planejamentos em busca de reconquistar a ponta da escala produtiva. Agora, Capanema aparece na relação dos maiores produtores e exportadores de farinha de mandioca, surpreendendo outros municípios que tradicionalmente lideravam o ranking.
Jovens na Via Sacra
     O Grupo de Jovens da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus JISACOJ, está coordenando pelo 10º ano consecutivo a Via Sacra, evento religiosos com quadros vivos, encenado nas ruas de Capanema, organizado e contracenado por jovens do JISACOJ e grupos convidados que pertencem a Paróquia. As cenas são consideradas originais por quem acompanha, mostrando o talento e a dedicação da juventude que faz estudos para essa realização, provando assim a busca de alternativas, propondo ações concretas de evangelizar por meio da encenação dos quadros, que representam a Via Crucis de Jesus a caminho do calvário. Para a realização desse marcante evento, a coordenação procura usar recursos pedagógicos através da linguagem jovem, elementos que contribuem para a transformação real e concretizar sinais da civilização do amor. Os jovens estão trabalhando na realização dos ensaios 


Coluna Postada no Portal Capanema.

Nenhum comentário