COLUNAS & COLUNISTAS - OPINIÕES DE QUEM ESTÁ NA MÍDIA


 Edição: Celene Vasconcelos


Sempre inovando
Os leitores do blog já estão se acostumando com a postagem da coluna do jornalista Carlos Ferreira nesse espaço que é cativo e reservado. De ideia inovadora, Ferreira adiciona seu conhecimento intelectual ao que acontece nas quatro linhas de um jogo de futebol e tambem nos bastidores. Leia Carlos Ferreira tambem em O Liberal.

  Ambição, a principal mensagem de Giba
          Sem conquistar um título há nove anos (o último foi em 2001, pelo Paulista de Jundiaí, na Série A2), Giba chegou ao Baenão mostrando aos jogadores a sua ambição particular de ser campeão e tratando de despertar a mesma ambição nos jogadores. Em qualquer equipe de trabalho, em qualquer setor de atividade, a meta estabelecida é sempre uma ótima maneira de unir forças e gerar motivação. Foi o que fez o novo técnico azulino no primeiro contato com o time.
           É claro que a meta de ser campeão já existia. Mas depois do abalo pela perda do turno, seria natural o desvio de atenção. Giba tratou não só de cobrar resultado, mas de mostrar pelos números do campeonato que o time está referendado pelo próprio desempenho. No mais, tudo fica por conta do que os atletas farão diante do Ananindeua, nesta quinta (25), quando o novo treinador será apenas observador, na cabine. Com certeza, o espectador mais atento e mais crítico da noite no Baenão.
          Vai ser o confronto da maior com a menor pontuação do primeiro turno. Enquanto o Leão somou 19, a Tartaruga conquistou apenas seis pontos na primeira metade do campeonato. Por isso e por todas as evidências, o Leão é franco favorito.


 Pelas circunstâncias, um bom resultado
           Com o time desfigurado, poupando oito titulares, na casa do adversário, o Paysandu não tem que se lamentar. O empate com o Independente, em Tucuruí, foi um bom resultado, mesmo tendo um homem a mais em quase todo o jogo.
           O time bicolor teve momentos de clara apatia, do que o Independente se aproveitou para pressionar e ficar em vantagem no placar duas vezes. A estreia de William só não foi mais discreta porque o que meia sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol e na expulsão do goleiro Kanu, depois de lançamento longo e preciso de Marquinhos. A fraca atuação de William foi atribuída ao calor intenso, muito mais prejudicial para quem estava jogando no sul. E isso faz todo sentido.


   Paraense é vice-artilheiro no Bahrein
          Ontem a coluna destacou o sucesso do santareno Jeda, fruto das divisões de base do Paysandu, autor de 9 gols do Cagliari na 1ª divisão do campeonato italiano. Hoje é o dia de Rodrigo Felix, também revelação do Papão, autor de 9 gols do Bahrein Clube, vice-artilheiro daquele País, superado por outro brasileiro, Rico, ex-São Paulo, que tem 11 gols.
           Rodrigo Felix chegou ao time profissional do Paysandu em 2005. Fez três gols. Pelo time sub 17 do Papão marcou 34 gols em 25 jogos. Todos esses dados estão expostos no site do atleta (www.rodrigofelix.com.br), que após se desvincular do clube bicolor através da Justiça do Trabalho, passou pelo Avaí/SC, Noroeste/SP, Brasiliense, Ceilândia e Legião/DF, Londrina/PR, Alcanenense de Portugal, onde fez cinco gols em seis jogos, sendo premiado com a transferência para o Bahrein. Aos 34 anos, Rodrigo Felix vive no Golfo Pérsico a fase mais gloriosa da sua carreira.    
 

   O longo vazio entre o Parazão e o Brasileiro
            Inteiramente focados no campeonato estadual, Paysandu, Águia e São Raimundo ainda não parecem preocupados com o longo intervalo entre o Parazão e a Série C, que só vai começar no dia 18 de julho. Essa é a mesma data prevista para a abertura da Série D, almejada pelo Remo, Independente, Cametá, Santa Rosa e Ananindeua.
           Se o Paysandu conquistar o segundo turno, o Campeonato Paraense termina no dia 23 de maio. Nesse caso o vazio será de 55 dias. Se houver fase final, entre campeões de turnos, o Parazão termina dia 6 de junho, reduzindo o vazio para 42 dias. O que os clubes paraenses vão fazer até a estreia no campeonato nacional? Com certeza vão reclamar muito. Por enquanto essa é a única certeza, já que a disputa do título estadual é a única preocupação.
 

BAIXINHAS
* Começam as sondagens de clubes europeus para comprar o meia Paulo Henrique Ganso. O Santos quer R$ 120 milhões pelo craque paraense. Como formadores, a Tuna tem direito a 1% e o Paysandu 0,9%. Ele foi federado pela Tuna até os 14 anos e depois pelo Papão por um ano e oito meses, saindo antes de completar 16 anos.
* O atraso de salários dos jogadores Éder Ceccom e Luis Augusto, emprestados pelo Santos ao Paysandu em 2005, quase foi parar na Justiça do Trabalho com o clube paulista correndo o risco de perder o vínculo de ambos.
* Ameaçando processar o Paysandu por indenização, o Santos conseguiu a liberação de Paulo Henrique sem pagar nada, senão os salários atrasados de Éder Ceccom e Luis Augusto. Não fosse isso, hoje o Papão poderia ser sócio do Santos na fortuna que o craque representa.
* Clauber Miranda usou de uma prerrogativa do árbitro ao parar o jogo Independente x Paysandu, ontem, para hidratação dos atletas. Contudo, para as próximas temporadas, seria bom que o regulamento do Campeonato Paraense previsse o tempo técnico para os jogos diurnos. A transpiração excessiva, sem reidratação durante o jogo, prejudica rendimento e ameaça a saúde dos jogadores.
* Paulinho é o lateral esquerdo escalado no Remo para enfrentar o Ananindeua. Mas ganha força no Baenão a possibilidade de Marlon ocupar a posição, o que já aconteceu com sucesso no Re-Pa. É uma ideia coerente.
* Para um time que joga com meias tão ofensivos, é necessário ter pelo menos um lateral com força de marcação, o que não é o caso de Paulinho, nem de Índio, Levi, Neto ou Diego Azevedo. Marlon tem essa força e ainda é uma arma decisiva nas cobranças de falta e de escanteio.
* Moisés, artilheiro do Paysandu, ganhou esse nome dos avós, muito religiosos. Como o personagem bíblico, o Moisés bicolor também tem uma irmã chamada Miriam. A família é evangélica.
* Técnico Mariozinho vai estrear no Ananindeua mantendo o time que vinha sendo escalado pelo antecessor Nildo Pereira e dando sinais de ascensão. Certamente, o Remo não terá hoje as facilidades que teve no primeiro turno, quando aplicou 6 x 0 na Tartaruga.
* Mesmo depois de esnobar o Papão no ano passado, quando chegou a negociar bases do contrato e à última hora preferiu o Águia, Edinaldo está ganhando nova chance de vestir alviceleste. O Remo passou os direitos federativos do atleta para uma empresa, mas terá 50% do valor de eventual venda.
* Com três cartões amarelos, Alexandre Favaro e Allax vão desfalcar o Papão diante do Santa Rosa, sábado. Rogério Corrêa, Moisés e Leandro Camilo continuam pendurados.
* Gol no último minuto e a lógica com drama na vitória do São Raimundo sobre o Santa Rosa, de virada, por 2 x 1. O time santareno não foi tão superior ao adversário quanto se imaginava, por conta do crescimento que teve da reta decisiva do primeiro turno.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário