LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C


Edição:Cleoson Villar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Mello, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.

H1N1: clínicas receberão a vacina em abril


A vacinação na rede pública contra a nova gripe (H1N1), começou na segunda-feira (08), porém, apenas para os grupos prioritários. Para quem não faz parte do grupo definido por ter maior risco de complicações, ou que tem entre 2 e 19 anos ou com mais de 40 anos, a saída é recorrer às clínicas particulares de vacinação, que disponibilizarão das vacinas a partir do próximo mês.

“Já é grande a procura pela vacina que desejamos disponibilizar a partir de abril, quando nos foi declarado que iriam nos repassar. Peço as pessoas que procuram pela vacina, que nos procurem a partir do mês que vem”, explica o diretor da Vaccini- Belém, Breno Monteiro.

Fazem parte dos grupos prioritários pessoas com problemas crônicos de saúde, profissionais da saúde, povos indígenas e gestantes. Segundo o Ministério da Saúde, não há restrição para tomar vacina no serviço privado, porém até agora, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apenas três laboratórios estão autorizados a comercializar a vacina no Brasil: Instituto Butantan, GSK (GlaxoSmithKline) e Sanofi Pasteur. Desses laboratórios, somente dois venderam para a rede pública (Butantan e Glaxo) e não ofertarão ao setor privado. A Sanofi que forneceu para o Butantan receberá novo estoque para disponibilizar à rede privada a partir de abril.

Mesmo fazendo parte do grupo prioritário, o dentista Reinaldo Oliveira, de 42 anos, acha de extrema importância a imunização contra a nova gripe para todos. “Se fosse preciso ou caso não fosse beneficiado por fazer parte do grupo prioritário, com certeza iria procurar os serviços particulares, já que prevenir ainda é o melhor a fazer, principalmente quando o assunto é saúde”, explica.


 (Diário Online)
__________________xx____________________xx_____________


Servidores do Detran retomam greve na quinta-feira (11)

Em assembleia na tarde desta terça-feira (9), os servidores do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) decidiram retomar, na próxima quinta-feira (11), a greve que foi interrompida no último dia 19 de fevereiro, após acordo assinado com a juiza Rosileide Filomeno, na 3ª Vara da Fazenda Pública.

De acordo com Elias Monteiro, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, 'o acordo com a justiça não foi cumprido pelo Governo. Há uma distância muito grande entre o que o governo quer dá e o que nós estamos pedindo' comentou Elias.

Na quarta-feira (10), uma comissão do sindicato vai até o Tribunal de Justiça encaminhar um ofício para a juiza Rosileide Filomeno, explicando os motivos da retomada da greve.

Os servidores pedem:

- Aprovação e implementação da proposta de Lei de Reestruturação do Detran/PA;
- Implementação da 'Gratificação de Trânsito' aos servidores inativos;
- Pagamento do 'Adicional Noturno', das horas trabalhadas dos Agentes de Trânsito;
- Pagamento do feriado e dos dias facultados trabalhados (08, 24 e 31 de dezembro de 2009);
- Realização imediata de Concurso Público regionalizado;
- Investimento na infraestrutura.


Outro lado - A assessoria de comunicação do Dentran informou que só vai se pronunciar depois que a greve começar efetivamente.

Redação Portal ORM
__________________xx____________________xx_____________ 

Alta produtividade e estabilidade da chuva podem ajudar país a ter sua maior safra



A cada levantamento da safra de grãos 2009/2010 feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mais o volume total estimado para a colheita se aproxima do recorde histórico, obtido no ciclo 2007/2008, de 144,1 milhões de toneladas. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (9), a sexta desde o início da safra, indica uma produção de 143,95 milhões de toneladas.

A previsão – feita com base em informações coletadas de representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados entre 22 e 26 de fevereiro – já é 6,5% superior aos 135,13 milhões de toneladas da última safra. Em relação à pesquisa divulgada no mês passado, o crescimento é de 0,6%. A melhor avaliação, segundo a Conab, deve-se à alta produtividade e à estabilidade das chuvas nas áreas de maior produção.


Beneficiada pelo clima, a soja, grão mais produzido no país, deve chegar a 67,57 milhões de toneladas, cerca de 10 milhões de toneladas a mais do que na safra passada. Nos estados que mais produzem, como Mato Grosso, Goiás e o Rio Grande do Sul, a colheita já supera os 50%.
Apesar do aumento de produção, a área plantada teve uma pequena redução, de 19,3 mil hectares, comparada à anterior, ficando em 47,65 milhões de hectares. Esse resultado indica o aumento da produtividade das lavouras.

Fonte: Agência Brasil
__________________xx____________________xx_____________ 


Brasil cria inseticida contra mosquito da dengue


Depois de quase três anos de estudos, a Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criou um inseticida biológico capaz de matar as larvas do mosquito da dengue em 24 horas. A pesquisadora Elizabeth Sanches, que coordena o projeto, informou que o comprimido é inofensivo ao meio ambiente e à saúde humana e pode ser dissolvido em até 50 litros de água.

“A pastilha é colocada dentro da caixa d’água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, a larva fica paralisada e impossibilitada de alimentar-se e morre depois de 24 horas. Além disso o efeito do inseticida dura até 21 dias”.

Paralelamente, a equipe da pesquisadora desenvolveu dois bioinseticidas: um contra o mosquito que transmite a malária e um contra a o transmissor da elefantíase. “Já estamos com o edital pronto para buscar parcerias empresariais para a produção dessas formulações,” adiantou a pesquisadora.

Atualmente todos os bioinseticidas usados no país são importados. A Fiocruz tem seis produtos totalmente nacionais, prontos para a fabricação em larga escala. A Farmanguinhos, que detém a patente desses produtos receberá os royalties pela comercialização e irá fiscalizar o processo de produção dos inseticidas nas empresas parceiras.

(Agência Brasil)
__________________xx____________________xx_____________ 


Dilma defende que todas as empresas privadas adotem a licença-maternidade de seis meses



A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta terça-feira (9) no Congresso Nacional a licença-maternidade de seis meses no serviço privado. A determinação já é obrigatória para o serviço público e opcional para empresas privadas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.



'Acatamos a lei da senadora Patrícia Saboya [PDT-CE] que torna obrigatória no serviço público a licença-maternidade de seis meses e lutamos para que as empresas também acatem essa medida', afirmou em sessão plenária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (8).



Dilma Rousseff contou que será avó em setembro e afirmou que sabe o quanto a maternidade traz de compreensão às mulheres. 'Acho lastimável que essa mesma maternidade possa ser usada para desqualificar profissionalmente as mulheres', acrescentou.
'A luta das mulheres brasileiras na sociedade, na família e no trabalho tem sido secular. Temos plena consciência hoje de que não nascemos para sermos discriminadas. Nascemos para ter os mesmos direitos, oportunidades para receber tratamento igual na vida, na família, na sociedade e no mundo do trabalho, para viver plenamente, completou.
A proposta de emenda à Constituição que determina a licença-maternidade de seis meses no serviço privado está pronta para votação no plenário da Câmara. A proposta também concede o mesmo período de licença para mulheres que adotarem crianças ou adolescentes.

Fonte: Agência Brasil

__________________xx____________________xx_____________ 





O Portal de Notícias da GVândalos destroem delegacia em Tracuateua

Duas pessoas morreram no tumulto.
Grupo ateou fogo ao prédio e destruiu veículos.

Duas pessoas morreram em um tumulto na delegacia de Tracuateua (PA), na tarde de segunda-feira (8), quando um grupo de vândalos provocou um quebra-quebra no local. O prédio da delegacia foi incendiado, equipamentos foram danificados e veículos ficaram destruídos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a confusão começou após a prisão do suspeito de matar uma mulher. O suspeito foi detido e imediatamente transferido para o Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará (PA), antes do início do tumulto. Ele não ficou ferido.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, outros quatro presos que estavam no prédio da delegacia tiveram de ser soltos quando os atos de vandalismo começaram.

A polícia, agora, vai analisar imagens feitas por testemunhas da confusão, que gravaram as cenas de destruição com celulares e máquinas fotográficas. O objetivo é identificar e prender os culpados, que devem responder por crime contra o patrimônio público.


Fonte: G1

Nenhum comentário