LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C


Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcellos, André Mello, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.

Novo arcebispo chega a Belém nesta quarta-feira
A três dias da posse do décimo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, os católicos da região metropolitana vivem uma grande expectativa. O bispo eleito pelo papa Bento XVI para governar a Igreja na capital paraense chega quarta-feira (24), e no dia seguinte toma posse da Arquidiocese em uma solenidade na Catedral Metropolitana. A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional é às 11 horas.
Recebem o novo dirigente da Igreja Católica uma comitiva formada pelo administrador diocesano, monsenhor Raimundo Possidônio, o arcebispo emérito, dom Vicente Zico, o arcebispo do Rio de Janeiro e antecessor de dom Alberto em Belém, dom Orani João Tempesta, e integrantes do clero arquidiocesano. Também são esperados para o momento a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, entre outras autoridades.
A banda da Guarda Municipal vai homenagear o arcebispo com músicas orquestradas e os hinos do Pará e de Belém. Dom Alberto sai de Palmas (TO), onde administrou a Arquidiocese desde 1996, por volta das 8h30. Os fiéis católicos da cidade também se preparam para recepcionar o religioso. Assim que o arcebispo deixar o aeroporto, os paroquianos vão fazer uma homenagem ao novo pastor até a residência episcopal, na travessa Doutor Moraes.
 Fonte: Portal ORM
_________________________xx______________________xx______________________________

Salários dos servidores começam ser pagos na sexta
Os servidores públicos do Pará começam a receber o salário de março nesta sexta-feira (26). O calendário foi divulgado pelas secretarias de Estado de Administração e da Fazenda. Os primeiros a receber serão os servidores inativos militar e pensionistas.

Fonte: Diário do pará
_________________________xx______________________xx______________________________
 Morre o ex-secretário de Estado José Affonso
 O engenheiro e ex-secretário de Estado do Pará José Augusto Affonso morreu na manhã desta terça-feira (23), em São Paulo onde ele estava internado há cerca de um mês. Affonso lutava há cinco anos contra um câncer.
Filiado ao PSDB-PA, José Affonso participou desde o início dos governos de Almir Gabriel e de Simão Jatene. Nos cargos do executivo paraense, Affonso foi secretário de Especial de Planejamento, Desenvolvimento e Infra-estrutura, de depois com Jatene, secretário especial de Integração Regional, posto que ocupou até 2005.
Segundo familiares José Augusto Afonso, depois que deixou o governo continuou atuando nos bastidores do PSDB, mas logo se afastou por motivos de saúde.
Affonso era casado e deixou duas filhas. O velório e enterro do engenheiro devem ocorrer em Belém para onde o corpo dele deve ser trazido na madrugada desta quarta-feira. 
 Fonte: Diário do Pará 
_________________________xx______________________xx______________________________
 Servidores do Detran encerram greve definitivamente
Os servidores do Detran (Departamento de Trânsito do Pará) suspenderam, definitivamente, a greve da categoria, nesta terça-feira (23). A decisão foi tomada em assembleia geral dos servidores, realizada em frente à sede do órgão, na rodovia Augusto Montenegro. As atividades estavam paralisadas desde o dia 11 de março.
Segundo Lacênio Barbosa, diretor de comunicação do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), o estado de greve foi encerrado porque o Governo do Estado se mostrou aberto à negociação. 'Na reunião de ontem na Sepof (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças) foram acertados uma série de encontros para análise de questões constantes na pauta de reivindicações da categoria', comentou o diretor.
'O Governo finalmente abriu um canal de negociação conosco, o que possibilita uma conversa. Por isso, não tem motivo para continuarmos a greve', explicou Lacênio.
Segundo ele, um dos pontos positivos foi a instalação de uma mesa setorial que vai tratar especificamente das questões do Detran, com a presença do secretário da Sepof, José Júlio Lima. A secretaria também se comprometeu a acelerar a análise da Lei de Reestruturação, mas garantiu que a lei não deixará de ser apreciada pelo legislativo por questões de prazos.
O Detran, representado pela diretora administrativa financeira, Denise Silveira, se comprometeu a encaminhar imediatamente para o Igeprev (Instituto de Previdência do Estado) um pedido formal de análise para o pagamento retroativo da Gratificação de Trânsito aos inativos e descontos que os servidores consideram indevidos.
Os servidores, por sua vez, acataram as argumentações do Governo de que no momento é impossível discutir separadamente um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que já possui diretrizes gerais discutidas com diversas categorias. 'Vamos aguardar as discussões conjuntas do PCCR, mas em troca queremos encaminhar a reestruturação, que também nos interessa muito', explicou Elias Monteiro, presidente do Sindetran.
Outra conquista da categoria durante a greve foi a aprovação de um requerimento, de autoria dos deputados Arnaldo Jordy e Bira Barbosa, que propôs uma sessão especial para discutir as reinvindicações dos servidores do departamento. A sessão acontecerá nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Pará.
Os serviços no Detran já estão normalizados.

Redação Portal ORM
_________________________xx______________________xx______________________________

Hipertensos devem procurar médico antes de vacinar contra gripe A
 Começou, na segunda-feira (22), a segunda etapa da vacinação contra a nova gripe no Brasil. E mesmo tendo uma doença crônica, ou seja, fazendo parte do grupo que deve ser imunizado nessa etapa, nem todos os pacientes precisam se vacinar contra a nova gripe antes de procurar por um médico. É o caso de pessoas com hipertensão.
'A hipertensão, por si só, não é um fator de risco para complicação pela influenza. Mas muitas vezes a hipertensão está relacionada a outras doenças cardiovasculares. O que nós orientamos é que as pessoas procurem seus médicos para saber se há indicação', diz o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde Eduardo Hage. 
Nesta segunda etapa, serão vacinados os grupos que correm mais risco de ter complicações associadas a doença: grávidas, em qualquer período de gestação, bebês a partir de 6 meses e menores de 2 anos, pacientes de câncer e Aids, pessoas de até 60 anos com doenças crônicas como diabetes, hepatite, hipertensão. O Ministério da Saúde espera vacinar 20 milhões de brasileiros nesse período.
O fato de a vacinação ser restrita a algumas faixas etárias não significa que as demais estão imunes. O que acontece é que não há tanta vacina. No Brasil, metade da população deve ser imunizada, de acordo com o Ministério da Saúde, o que reduz a circulação do vírus.
Pessoas alérgicas podem tomar a vacina sem problemas. Só não pode quem tem alergia a ovo. Uma preocupação comum é se a vacina contra a nova gripe tem efeitos colaterais fortes ou se pode levar alguém a desenvolver a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, ninguém pega a gripe com a vacina e as reações costumam ser leves, como dores no corpo e febre baixa, que passam em até 48 horas.
'A vacina já foi utilizada em mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo. Não têm sido registrados, comprovadamente, eventos adversos graves, ou mortes relacionados ao uso da vacina. Portanto, a vacina é segura', diz Hage.
Pessoas com obesidade mórbida devem se vacinar. Já os idosos com mais de 60 anos, e com doenças crônicas, não devem ir agora aos postos de saúde. Eles serão vacinados em outra etapa, que começa no mês que vem.

Fonte: G1 
_________________________xx______________________xx______________________________
 Projeto obriga cartórios a usar internet para informar óbitos ao INSS
Com o objetivo de evitar fraudes e agilizar o repasse de dados sobre mortes, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) apresentou um projeto de lei - o PLS 245/07 - que obriga os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais a utilizar a internet para informar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre o registro de óbitos. Essa matéria está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), que se reúne na manhã desta quarta-feira (24).
As fraudes acontecem, por exemplo, quando se mantém o pagamento de benefícios destinados a aposentados que já morreram. Ao apresentar o projeto, em 2007, Renato Casagrande alegou que essas irregularidades 'ocorrem, sobretudo, em virtude da deficiência no envio das informações ao INSS'. Citando dados fornecidos pelo governo, ele diz que, em 2003, quando houve o recadastramento de parte dos aposentados, teriam sido gastos cerca de R$ 3,2 bilhões com o pagamento de benefícios irregulares.
O senador lembra que a lei obriga esses cartórios a comunicar o INSS até o dia dez de cada mês sobre o registro de óbitos ocorridos no mês imediatamente anterior. Mas ele ressalta que isso 'não tem sido suficiente para a solução do problema'.
No texto que apresentou em 2007, Casagrande afirma que há um impasse entre os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e o Ministério da Previdência Social: 'de um lado, os titulares dos cartórios afirmam que vêm cumprindo seu dever de envio regular de informações sobre o número de óbitos registrados; de outro, o INSS os acusa de não cumprirem o disposto na Lei nº 8.212/91'.
Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defende a aprovação da proposta e argumenta que a internet é um meio de comunicação 'menos oneroso, mais rápido, seguro e de grande eficácia'. Esse projeto de lei não inclui os cartórios que estejam em locais sem acesso à internet.
Antes de chegar à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o texto já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se for aprovado na CAS, onde será votado em decisão terminativa, a matéria deverá ser enviada à Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado e ORM
_________________________xx______________________xx______________________________
 Jovem sofre com problemas nas mãos por enviar SMS em excesso
 Enviar mensagens de texto em excesso pode causar problemas para a saúde. Pelo menos para a adolescente norte-americana Annie Levitz, de 16 anos. A garota enviava, em média, 100 SMS por dia, algo em torno de 4 mil por mês, o que provocou uma doença em suas mãos chamada de síndrome do túnel do carpo.
A doença, que é provocada pela compressão do nervo mediano da região do punho, provoca muitas dores, inchaço e adormecimento das mãos, prejudicando a realização de movimentos comuns como pegar objetos. A menina percebeu que o problema era grave quando não conseguia mais segurar o telefone e quebrou alguns pratos de sua casa, até que foi consultar um médico. Para tentar resolver o problema, Annie está recebendo um tratamento com injeções de cortisona para aliviar as dores. Em breve, ela passará por uma cirurgia. A adolescente quer, agora, um iPhone que, segundo ela, é mais fácil de digitar textos e enviar uma grande quantidade de mensagens.
Fonte: Portal ORM
_________________________xx______________________xx______________________________
 Polícia Militar do Pará tem novo comandante geral
Foi empossado, nesta terça-feira (23), o novo comandante da Polícia Militar do Pará. O coronel Emanuel Augusto Cardoso Leitão assumiu o cargo deixado pelo coronel Luiz Dário da Silva Teixeira.
A cerimônia de posse aconteceu no Palácio dos Despachos e contou com a presença da governadora Ana Júlia Carepa. Coronel Leitão era subcomandante geral da PM. O ex-comandante geral deixou o cargo alegando problemas de saúde.
Fonte: Redação Portal ORM

Nenhum comentário