CRÔNICA DA SEMANA – Por Hugo AntonioFerrari


O NOVO ARCEBISPO E O PARÁ

Numa bonita e memorável cerimônia religiosa ocorrida na noite do dia 25.03.10 na imponente Catedral da Sé, totalmente restaurada, tomou posse Dom Alberto Taveira Corrêa como o novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém, ansiosamente aguardado, substituindo a Dom Orani João Tempesta que assumiu o Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro, e que também prestigiou essa solenidade, recebendo, novamente, o carinho dos paraenses que soube conquistar com a sua peculiar humildade, durante curta permanência entre nós.
Sabemos da grande responsabilidade que espera o novo Arcebispo, cuja missão, é conduzir o povo de Deus a Terra prometida onde corre leite e mel, diante dos desafios que precisam ser vencidos.
Evangelizar nesta Amazônia - vivenciando a exuberância da sua natureza - é algo fascinante. Seus habitantes são valentes e sabem lutar para sobreviver numa planície um tanto inóspita e bastante abandonada. Suas lendas, seus mistérios, a fazem ainda mais encantadora. É como se estivéssemos contemplando o próprio Paraíso Celeste, pela beleza inconfundível que esta região encerra.
Dom Alberto terá a oportunidade de sentir bem de perto o calor humano deste povo simples e generoso, que tem como mãe e protetora Nossa Senhora de Nazaré - Padroeira dos paraenses - e que por certo, ficará impressionado em ver, no segundo domingo de outubro, uma das maiores demonstrações de fé a céu aberto do Planeta, que é o nosso Círio.O povo paraense trás na alma a magia de conquistar os corações daqueles que aqui chegam. Com Dom Alberto, por certo, não será diferente. Que o digam Dom Zico e Dom Orani.  Mas, por outro lado, não faltará apoio dos paraenses ao novo Arcebispo, a exemplo dos outros que já passaram e que foram alvo do mesmo carinho e apreço.
Mais do que nunca, o nosso mundo, marcado por tanta violência e desamor, nunca esteve tão necessitado da presença de Deus, a fim de que um novo tempo de paz, de prosperidade, de amor, de perdão, de bonança, de fraternidade, de alegria, possa, de fato, acontecer efetivamente.
Dom Alberto será para nós, o portador desse desejo, pois em nenhum momento poderemos prescindir de buscar a graça de Deus para as nossas vidas. Possuído dessa certeza acolhamos o nosso Pastor, na convicção de que o poder do Espírito Santo possa sempre protegê-lo e inspirá-lo a conduzir com sabedoria o seu rebanho pelos prados e campinas verdejantes desta Amazônia que, mesmo agredida impiedosamente, tenta, todos os dias, ressurgir dos males que sofre, mostrando a força criadora que está em Deus.
Seja bem-vindo Dom Alberto! 
Colaboração: Hugo Antonio Ferrari -  Óbidos - PA                


Nenhum comentário