COLUNA DO PV


Campus da UNAMA
         Sem muito alarde, integrantes da linha de frente da Unama estiveram no último sábado, 6, em Capanema, reunidos com os diretores do Pólo Educacional da entidade, que funciona nas dependências do Colégio São Pio X, parceiro na implantação de cursos que já estão em funcionamento. A delegação da Unama veio acompanhada do reitor Antonio Vaz e de integrantes do UNICEF do Brasil e da Alemanha, sendo que na carta de intenções está a consolidação da transformação do Pólo em Campus, motivando a adequação prevista para ser concretizada até o final do primeiro semestre de 2011.
         Em contato com o colunista, os empresários José Medeiros e José Medeiros Neto confessaram que mesmo com as dificuldades que se apresentam o processo de transformação do Campus da Unama de Capanema, oportuniza aos estudantes do município e da Região, condições de cursarem várias áreas que serão implantadas simultaneamente com as que já existem no leque de opções da Universidade. O encontro foi bastante proveitoso e as etapas seguem de acordo com o passar do tempo. As notícias relacionadas ao crescimento da Unama vão estar publicadas na próxima edição do Jornal de Capanema.

Capanema vai receber Fábrica de Cultura Popular

As variações culturais entram na sequência dos destaques do aceno do Ministério da Cultura, para que sejam criados pontos que verticalizem o setor em todos os sentidos e nesse contexto serão colocados em prática, quais resultados o projeto pretende alcançar a longo prazo e para que ele foi pensado, especificando o que se quer atingir com o projeto. Para tanto, o Grupo Cultural “Os Timbiras” está engajado na construção de elos que sustentem atividades relacionadas as menções dos movimentos culturais existentes no município de Capanema.
         Com esse propósito, nasce mais um vertedouro cultural para possibilitar condições viáveis ao fomento da cultura popular. E por esse motivo está feito o desafio para que todos promovam o acesso a bens e produtos artísticos e a fruição das manifestações da cultura de um modo geral, para qualificar a produção artístico-cultural em Capanema. Promover o fortalecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial de Capanema e de seus agentes.
         De acordo com informações prestadas por Walmeyre Melo, incentivadora cultural do grupo Os Timbiras, oportunizar condições para fortalecer as diversidades culturais significa comprometimento e para isso, todos os setores vão receber apoio, tornando efetivamente a Cultura Popular em Capanema, beneficiária de parcerias com elaboração de projetos voltados para a propagação de tudo o que diz respeito ao crescimento da cultura em todas as dimensões.

Águas de Março
         O poeta Vinicius de Moraes alerta em sua letra que as águas de março fecham o verão. Na região Norte, principalmente no estado do Pará, estamos no período do inverno, mas nos meses de janeiro e fevereiro a estiagem fez com que todos lembrassem o verão. Entretanto, as menções dos institutos de meteorologia apontam altos volumes de chuvas a partir de agora, até a chegada do verão que deve ultrapassar a primeira quinzena do mês de agosto. Os sinais das fortes chuvas já estão sendo dados e as águas de março anunciam o grande inverno, sendo que todos precisam se prevenir das enchentes, não jogando entulhos nas valas e bueiros. As previsões são de chuvas intensas e outra preocupação é a possibilidade da contaminação através de doenças causadas pela urina dos ratos, a leptospirose.

Centenário de Capanema
         Os fatos históricos relacionados a emancipação política e administrativa do município de Capanema começam a ser colocados em evidencia, pela aproximação das comemorações do centenário. Alem da programação que o Poder Público está projetando, outras manifestações vão ser feitas e os vultos que fazem parte dessa história serão relembrados, propiciando a todas as gerações, oportunidades para o conhecimento mais aprofundado. Um grupo de pessoas foi formado e a partir de então, estão sendo juntadas peças importantes para a constituição de um anti-projeto dotado de conteúdo que possa contribuir na viabilidade de ações em favor das menções comemorativas.

Comunicadores em Encontro
         Neste sábado, dia 13, comunicadores de Capanema e de outros municípios vizinhos vão estar reunidos no Centro Frei Daniel de Samarate, quando na oportunidade o jornalista Carlos Ferreira vai proferir palestra com o tema: “Comunicador/Empreendedor”, que centraliza condições para que os profissionais da comunicação sejam instruídos e com isso aumentem as opções no campo de trabalho, servindo também de apontamento curricular. O workshop é coordenado pelo Jornal de Capanema, com o apoio de vários meios de comunicação, entre eles o Blog e os convites estão sendo feitos para os comunicadores e pessoas interessadas.

Paixão de Cristo - 20 Anos
         Os representantes da arte teatral que atuam no ELCAP – Elo Cultural de Capanema estão intensificando os ensaios para a encenação da peça Paixão de Cristo que será apresentada na quinta e na sexta-feira Santa, no cenário que está sendo montado no ginásio do Club Nassau. Foram feitos alguns ajustes no texto com exclusões e inclusões de cena que coincidem com a história e certamente vão emocionar os espectadores.
A peça está em seu 20º ano de apresentação e notabiliza-se por promover a cultura capanemense, reconhecida em outros centros como uma das manifestações de grande envergadura, constituindo-se no maior espetáculo de teatro de arena do nordeste paraense. Desde o início do ano, diretores, atores e figurantes, cerca de 120 pessoas, estão reunidos e os ensaios entram na fase que antecede a realização do espetáculo. Para Stélio Vasconcelos, diretor do ELCAP e um dos incentivadores do evento, manter a peça por todo esse tempo não é tarefa fácil, mas o empenho e a dedicação de todos, fortalece cada vez mais o grupo e até parece se tratar de iniciantes dado a ansiedade para a chegada da exibição do espetáculo. Ao continuar falando sobre a peça, Stélio diz ser muito grato ao empenho da equipe que se esforça ao máximo para que tudo transcorra com normalidade e acrescenta ainda que o apoio da iniciativa privada, tendo o comércio como responsável pela maior parte do incentivo faz com que o teatro capanemense continue com sua chama acesa.

Animais no Cemitério
Reclamações foram feitas a produção do programa, informando que proprietários de animais bovinos e equinos, estão usando o terreno do Cemitério São Francisco de Assis como pasto. De acordo com as informações, diariamente os animais frequentam as dependências do cemitério, entrando pela parte de trás do terreno e já aconteceram alguns flagrantes nos horários de sepultamentos, com as rezes transitando livremente sobre o gramado onde estão localizadas as sepulturas. Os reclamantes pedem providencias para que a administração do cemitério acione os proprietários para que estes retirem seus animais do pasto improvisado.

Nenhum comentário